Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Apesar da queda de 2% no fluxo, lojas físicas têm aumento de 10% no faturamento em dezembro

O estudo é de uma parceria entre o venture capital HiPartners Capital & Work e o SBVC

Redação de Redação
30 de janeiro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Apesar da queda de 2% no fluxo, lojas físicas tem aumento de 10% no faturamento em dezembro

Apesar do recuo de 2% no fluxo de visitação em lojas físicas em dezembro, em relação a 2022, o faturamento cresceu 10%, segundo dados do IPV (Índices de Performance do Varejo), organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

“Ainda que a pesquisa evidencie retração no fluxo de consumidores, o mês de dezembro registrou crescimento nas vendas devido ao aumento da conversão e do ticket médio”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Em 2023, a semana encerrada na véspera de Natal registrou um aumento de 36% em relação ao domingo anterior. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 3%.

Nas lojas de shoppings, houve um recuo de 1%, enquanto nas de rua, a queda foi de 3%, na mesma base de apuração. Na perspectiva do acumulado do ano, 2023 apresentou crescimento em relação a 2022, com destaque para o fluxo de visitas a shopping centers, que teve um aumento de 9% no período.

Aumento nas vendas

Pela perspectiva do faturamento médio nominal, houve uma expansão de 13% para as lojas de rua, enquanto as lojas localizadas em shoppings apresentaram uma contração de 1%.

Esse movimento também se refletiu em uma variação no ticket médio nominal, com um aumento geral de 9%. As lojas de rua registraram um crescimento de 10%, enquanto as lojas de shoppings tiveram um aumento mais modesto, de 5%.

Quanto à quantidade de boletos, observou-se um aumento de 1% para as lojas físicas em comparação com o mesmo mês de 2022. Para os estabelecimentos de rua, a alta foi de 3%, enquanto os lojistas de shoppings registraram uma retração de 6%.

Fluxo entre setores

Os segmentos de itens farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentaram um aumento de 21% em comparação com o mesmo período de 2022. Enquanto isso, o setor de móveis e eletrodomésticos mostrou uma queda de 6%, passando a apresentar uma contração acumulada no ano de 3%.

“Com os resultados de dezembro, seguimos observando o uso de estratégias que evidenciam a sinergia entre as tecnologias e o varejo, pois o índice mostra que, mesmo com a baixa do fluxo nos estabelecimentos físicos, a taxa de conversão se mantém em alta, assim como o volume financeiro”, destaca Flávia Pini, sócia da HiPartners.

No volume de cupons, o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também se destacou, com um crescimento de 11%. Em termos de faturamento, houve um aumento de 18% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Todos os demais setores registraram retração em vendas e faturamento, sendo móveis e eletrodomésticos os mais afetados em ambos, com -11% e -24%, respectivamente.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

GoodStorage inaugura 6º Park Logístico para locação em São Paulo

Próxima Postagem

Audiência para decisão final sobre ‘DIP Financing’ da Gol será em 15 de fevereiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Gol Azul

Audiência para decisão final sobre 'DIP Financing' da Gol será em 15 de fevereiro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile