Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Inteligência Artificial evita prejuízos nas compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa

Com o aumento de pedidos de empréstimos e cartões de varejo, especialista explica como a Inteligência Artificial pode mitigar inadimplência, golpes e fraudes

Redação de Redação
29 de dezembro de 2023
no Destaque do dia, Inovação, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Inteligência Artificial evita prejuízos nas compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa
[the_ad id="169690"]

Com a chegada das festas de fim de ano e da temporada de férias, o varejo e as instituições financeiras aumentam consideravelmente as operações devido à alta demanda. Para atrair clientes e facilitar suas compras, as empresas estão inovando com vantagens exclusivas e promovendo mais flexibilidade para crédito.

[the_ad id="138406"]

Mas, infelizmente, esse não costuma ser um período de resultados somente positivos. Ao lado das vantagens de alcançar um número maior de consumidores, está o crescimento do número de golpes.

Segundo a 1datapipe, empresa de IA focada em insights e análises de score de crédito, uma avaliação mais criteriosa dos perfis dos consumidores pode ser a chave para que as empresas não sofram prejuízos. Neste caso, a Inteligência Artificial pode ser uma forte aliada.

[the_ad id="99067"]

Para fortalecer sua vantagem competitiva, grandes players do varejo estão adotando a estratégia de finanças integradas, oferecendo esses serviços aos clientes, sem necessariamente serem uma instituição bancária.

Essa abordagem concentra-se em aprimorar a experiência geral de compra dos consumidores, oferecendo mais possibilidades, como cartões de crédito de varejo e financiamento direto. Por outro lado, as instituições tendem a experimentar um maior volume de consultas e pedidos de empréstimos, também impulsionados pelo bom momento das compras e das viagens de fim de ano.

Para esses segmentos, o processo de análise de perfil para conceder serviços financeiros ao cliente precisa ser mais rápido para atender toda a demanda. Recursos impulsionados pela Inteligência Artificial podem ser a chave para capacitar os tomadores de decisão, permitindo que tomem resoluções inteligentes com base em dados.

“A Inteligência Artificial aprimora significativamente os processos de análise, tornando-os mais acessíveis a todos os negócios que carecem do suporte de avaliações precisas de perfil. Além disso, essa tecnologia se torna a maior aliada das empresas durante esta temporada, permitindo-lhes lidar com altos volumes de solicitações e oferecer melhores experiências de compra em questão de segundos”, afirmou Carey Anderson, CEO da 1datapipe.

No entanto, para surfar nessa onda com segurança, é preciso ter cautela. Anderson alerta sobre as vulnerabilidades nas ofertas financeiras, já que os golpistas estão sempre um passo à frente com a sofisticação dos golpes.

Para mitigar tais riscos, as empresas podem solicitar serviços de API de ferramentas inteligentes e análises multidisciplinares, combatendo eficazmente a fraude de identidade e outros golpes financeiros. “Essas ferramentas inteligentes não se concentram apenas em minimizar os riscos, mas também conduzem análises detalhadas do cliente, garantindo que as empresas não percam clientes em potencial enquanto ampliam a inclusão em suas estratégias”, revela o executivo.

A tecnologia não se concentra apenas em eliminar riscos, mas também realiza uma análise mais abrangente do cliente, prevenindo a perda de clientes potenciais para o negócio. Segundo a 1datapipe, 107,2 milhões de pessoas são consideradas sub-bancarizadas, o que significa que, apesar de terem potencial para serem contempladas com os serviços, são excluídas pelas análises tradicionais. Essa evolução da tecnologia aplicada às pontuações permite uma inclusão mais ampla dos cidadãos nessa estratégia.

A convergência da Inteligência Artificial e das operações financeiras anuncia uma era transformadora nos setores varejista e financeiro, prometendo experiências do consumidor e eficiência operacional aprimorada. Enquanto as empresas aproveitam a onda de inovação, a adoção cuidadosa de tecnologias inteligentes continua sendo fundamental para proteger tanto as empresas quanto os consumidores.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Engie Brasil vende fatia de 15% na TAG para CDPQ por R$ 3,1 bilhões

Próxima Postagem

Governo anula desoneração da folha e cria mal-estar com o Congresso

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Governo anula desoneração da folha e cria mal-estar com o Congresso

Governo anula desoneração da folha e cria mal-estar com o Congresso

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.