Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Eletrodomésticos e eletrônicos lideram quedas de preços na Black Friday 2024

O comportamento atual dos preços de alguns eletrodomésticos reflete os efeitos do patamar ainda restritivo da taxa de juros

Redação de Redação
29 de novembro de 2024
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Eletros prevê crescimento de 5% a 10% das vendas de eletrodomésticos em 2025

A Black Friday já é tida por muitos como a principal data do ano para o varejo brasileiro, muito movido pelos inúmeros descontos aplicados. E por falar em preço baixo, dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), mostram que a cesta de produtos tradicionalmente mais comercializados na Black Friday registrou uma deflação de 0,53%, inflação abaixo da registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que teve alta de 4,35% nos últimos 12 meses. A variação negativa da cesta ocorre em um cenário onde a intenção de compras do consumidor para essa data depende principalmente dos preços dos produtos, segundo a Sondagem do Consumidor do FGV IBRE.

O contexto é especialmente favorável para produtos eletrônicos e vestuário. Aparelhos celulares lideram as quedas (-4,46%), seguidos por calçados infantis (-6,31%) e computadores e periféricos (-1,18%). Roupas também apresentam redução de preços, com destaque para roupas infantis (-1,58%), masculinas (-0,53%) e femininas (-0,31%).

“A principal contribuição para a queda no preço da cesta de inflação da Black Friday foi a redução nos preços dos aparelhos celulares. Apesar da desvalorização do dólar e do aquecimento do mercado de trabalho, fatores que normalmente pressionariam os preços, a deflação observada desde 2023 é resultado da saturação mundial do setor, que experimentou um crescimento acelerado das vendas durante a pandemia”, explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Entre os eletrodomésticos, máquinas de lavar roupas (-1,95%) e geladeiras (-0,38%) também registram redução. Segundo o economista, o comportamento atual dos preços de alguns eletrodomésticos reflete os efeitos do patamar ainda restritivo da taxa de juros. Ele destaca que os desafios financeiros, a alta inflação, o aumento das taxas de juros foram fatores que levaram muitas pessoas a priorizar gastos essenciais, postergando a compra de bens duráveis.

Por outro lado, alguns itens apresentaram alta significativa, como ventiladores e circuladores de ar (4,39%), relógios (3,28%) e ar-condicionado (3,06%). Dias avalia que a inflação da cesta teria sido menor se não fosse por esses produtos. “O período prolongado de intenso calor e seca contribuíram para elevar a demanda por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, o que explica a alta acumulada desses produtos em 12 meses”, afirmou Dias.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Confiança do consumidor se mantém estável em novembro, aponta ACSP

Próxima Postagem

Pluxee assina acordo para aquisição da Benefício Fácil e segue com sua expansão no País

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Pluxee assina acordo para aquisição da Benefício Fácil e segue com sua expansão no País

Pluxee assina acordo para aquisição da Benefício Fácil e segue com sua expansão no País

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.