Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Eletrodomésticos e eletrônicos lideram quedas de preços na Black Friday 2024

O comportamento atual dos preços de alguns eletrodomésticos reflete os efeitos do patamar ainda restritivo da taxa de juros

Redação de Redação
29 de novembro de 2024
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Eletros prevê crescimento de 5% a 10% das vendas de eletrodomésticos em 2025

A Black Friday já é tida por muitos como a principal data do ano para o varejo brasileiro, muito movido pelos inúmeros descontos aplicados. E por falar em preço baixo, dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), mostram que a cesta de produtos tradicionalmente mais comercializados na Black Friday registrou uma deflação de 0,53%, inflação abaixo da registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que teve alta de 4,35% nos últimos 12 meses. A variação negativa da cesta ocorre em um cenário onde a intenção de compras do consumidor para essa data depende principalmente dos preços dos produtos, segundo a Sondagem do Consumidor do FGV IBRE.

O contexto é especialmente favorável para produtos eletrônicos e vestuário. Aparelhos celulares lideram as quedas (-4,46%), seguidos por calçados infantis (-6,31%) e computadores e periféricos (-1,18%). Roupas também apresentam redução de preços, com destaque para roupas infantis (-1,58%), masculinas (-0,53%) e femininas (-0,31%).

“A principal contribuição para a queda no preço da cesta de inflação da Black Friday foi a redução nos preços dos aparelhos celulares. Apesar da desvalorização do dólar e do aquecimento do mercado de trabalho, fatores que normalmente pressionariam os preços, a deflação observada desde 2023 é resultado da saturação mundial do setor, que experimentou um crescimento acelerado das vendas durante a pandemia”, explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Entre os eletrodomésticos, máquinas de lavar roupas (-1,95%) e geladeiras (-0,38%) também registram redução. Segundo o economista, o comportamento atual dos preços de alguns eletrodomésticos reflete os efeitos do patamar ainda restritivo da taxa de juros. Ele destaca que os desafios financeiros, a alta inflação, o aumento das taxas de juros foram fatores que levaram muitas pessoas a priorizar gastos essenciais, postergando a compra de bens duráveis.

Por outro lado, alguns itens apresentaram alta significativa, como ventiladores e circuladores de ar (4,39%), relógios (3,28%) e ar-condicionado (3,06%). Dias avalia que a inflação da cesta teria sido menor se não fosse por esses produtos. “O período prolongado de intenso calor e seca contribuíram para elevar a demanda por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, o que explica a alta acumulada desses produtos em 12 meses”, afirmou Dias.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Confiança do consumidor se mantém estável em novembro, aponta ACSP

Próxima Postagem

Pluxee assina acordo para aquisição da Benefício Fácil e segue com sua expansão no País

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pluxee assina acordo para aquisição da Benefício Fácil e segue com sua expansão no País

Pluxee assina acordo para aquisição da Benefício Fácil e segue com sua expansão no País

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.