Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Comércio pós-pandemia tem como chave a união empresarial

O tema foi um dos assuntos do V Fórum Nacional do Comércio organizado pela CNDL

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
29 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Comércio pós-pandemia tem como chave a união empresarial

Assim como surgiram inseguranças quando a covid-19 apareceu, o cenário que vem pela frente ainda é marcado por incertezas. O comércio pós-pandemia foi um dos assuntos debatidos durante painel do V Fórum Nacional do Comércio, que ocorreu durante os dias 28 e 29 de setembro e foi organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL).

Um dos pontos debatidos foi como a chamada Sociedade 5.0 irá se comportar no Brasil. Esse conceito, criado no Japão, parte do princípio de que os talentos humanos precisam não só ser desenvolvidos para acompanhar a transformação tecnológica, como de que as pessoas precisam estar no centro da criação das tecnologias. Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo, pontuou que o caso brasileiro no contexto mundial é muito particular.

Gouvêa destacou a importância de existir uma união do setor empresarial, especialmente em momentos como os que estamos vivendo e nos quais se carece de integrações entre representantes da sociedade, associações e entidades. “Talvez hoje, mais do que nunca, nós precisemos integrar o pensamento empresarial para pensar o Brasil que queremos e não apenas o Brasil que temos”, disse.

“O setor empresarial deveria se mobilizar para buscar a voz que, privilegiada pela visão global e comportamento pragmático, pudesse ajudar a construir um passaporte para o futuro, colocando o Brasil numa perspectiva mais global, levando em consideração tudo que podemos oferecer como nação”, completou Gouvêa.

No começo do mês de agosto, a Mercado&Consumo entrevistou Yoko Ishikura, especialista em Sociedade 5.0. Para conferir a entrevista, clique aqui.

Transformações duradouras

As transformações que surgiram como consequência da pandemia tendem a continuar presentes no comércio do Brasil. A aceleração do e-commerce, os novos meios de pagamentos digitais, a mudança nos habitos de consumo e a introdução do delivery no dia a dia são novos hábitos que se instalaram na sociedade.

“Hoje nós temos uma realidade em que o mundo digital está presente praticamente na vida de todas as pessoas, até as mais simples”, disse o deputado Domingos Sávio, do PSDB de Minas Gerais, que integra frentes parlamentares em defesa do setor. Ele complementou dizendo que é importante que o Congresso esteja atento a essa nova realidade.

Outra mudança importante pontuada por Gouvêa diz respeito ao surgimento dos Ecossistemas de Negócios e, consequentemente, à criação de uma nova realidade dentro do cenário brasileiro. Com esses modelos, que colocam o consumidor no centro de tudo, as empresas conseguem adquirir um grande volume de informações, aperfeiçoando o relacionamento com o consumidor. A partir daí, as organizações passam a ter uma capacidade de expansão de seus negócios.

“Isso talvez seja a essência das mais importantes transformações estruturais que o varejo e o comércio do Brasil estão passando nesse pós-pandemia. Mas isso transcende em muito a questão de mudanças no varejo”, disse. Ele completou afirmando que essa transformação atinge o setor financeiro e a logística.

Por fim, Marcos Gouvêa voltou a ressaltar a importância de as entidades e associações servirem ao setor que representam. “[É importante elas] se envolverem mais com produtos e serviços que facilitem e viabilizem a sobrevivência, o crescimento, a expansão, a profissionalização e a formalização dos setores de varejo e comércio.”

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Amazon lança robô que “vigia” a casa e ajuda em tarefas domésticas

Próxima Postagem

Cervejas da Ambev vão ficar mais caras a partir de sexta-feira

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Cervejas da Ambev vão ficar mais caras a partir de sexta-feira

Cervejas da Ambev vão ficar mais caras a partir de sexta-feira

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.