A sustentabilidade é um dos pilares do varejo e está mais presente do que nunca no setor de moda, por meio da economia circular, que será um dos focos do Latam Retail Show sponsored by IBM. O evento terá início com a apresentação da pesquisa da Globo, “Do Brechó ao App: Onde Mora o Estilo do Brasileiro?”, conduzida por Karoline Dilho, head de Insights para Varejo e Bens de Consumo da Globo, no dia 17 de setembro. Na sequência, será realizado o painel “Iniciativas da Moda Circular e o Papel do Fast Fashion na Cadeia de Consumo”, com moderação da Leap, responsável pela curadoria da 3ª edição da Fashion Retail Arena, espaço dedicado ao universo da moda.
O estudo da Globo trará uma análise sobre moda sustentável, second hand, provadores virtuais e o embate entre fast fashion e slow fashion, além de revelar os hábitos de consumo de diferentes gerações e as marcas mais lembradas pelos brasileiros.
O Fashion Retail Arena acontece no dia 17, às 14h, e contará com Adriano Tavolassi e Felipe Pavoni, sócios da Leap. Entre os painéis, está o “A Moda e a Economia”, que será moderado por Thiago Furbino, fundador da TL.MF e host do podcast No Varejo. Outro destaque é o painel “Novos Canais de Distribuição – A Moda Quebrando Barreiras Físicas, DTC, Marketplaces e TikTok Shop, WhatsApp”, moderado por Adriano Tavolassi, com participação de Valmir Andrade, diretor de Brandsplace da Privalia. Por fim, o painel “Omni Consumidor – O que Mudou no Comportamento? Das Lojas Físicas ao App” também terá moderação de Tavolassi.
“O principal desafio da cadeia da moda, no processo de digitalização que acompanhamos com clientes, parceiros e também na própria experiência da Leap como executivos, é que a maioria das empresas de moda no Brasil — mesmo grandes marcas reconhecidas pelo consumidor — foi estruturada, cresceu e nasceu com a lógica voltada para a loja física”, afirma Pavoni.
Conteúdo para quem lidera o varejo de moda
O Latam Retail Show deste ano acontece entre os dias 16 e 18 de setembro e contará com grandes nomes do varejo de moda. No primeiro dia, Fábio Adegas Faccio, CEO das Lojas Renner, participa da plenária internacional “How to Face the Nightmare of Global Taxation”, em transmissão simultânea com a NRF Europe, em Paris. Ele estará ao lado de Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, e de Selvane Mohandas Du Menil, managing director da International Association of Department Stores (IADS).
O CEO e cofundador da Insider, Yuri Gricheno, participa do painel “Canais de Vendas Inteligentes: Como Acelerar Performance com IA, Dados e Novas Tecnologias”, na trilha de marketing e vendas. Já Ana Szasz, sales excellence director da Havaianas Brasil, integra o painel “Digital Detox – Do hype ao humano: o varejo volta a ser espaço de vínculo”, enquanto Ian Coutinho, gerente comercial e líder do programa Somos Todos Vendedores da Reserva, participa do painel “Corra, Varejo, Corra: Os muitos desafios na capacitação de pessoas vendedoras em um cenário de alta rotatividade”.
“Estamos vivendo essa avalanche de IA e as oportunidades que ela trará para todo o ecossistema, não apenas para varejistas e marcas de moda, mas para toda a cadeia. É um tema extremamente relevante, muito em voga e amplamente discutido, e que temos observado de perto — inclusive participamos recentemente de um treinamento sobre IA”, explica Felipe Pavoni.
No encerramento do primeiro dia, Paulo Correa, CEO da C&A, será um dos participantes da plenária “10 Years Ahead Leadership: Gestão de Pessoas e Formação de Novas Lideranças para o Futuro dos Negócios”.
“Muitas vezes, as companhias de moda mantêm uma visão muito centrada na loja física. Existe a percepção de que o digital compete com a loja física, mas, na verdade, quem compete com a loja física são os concorrentes — outras empresas que também buscam a atenção do consumidor. Cada vez mais, se esses canais forem integrados e houver uma visão de experiência única com o cliente no centro, é possível se destacar no mercado”, destaca Pavoni.
No segundo dia de evento, Cynthia Ortiz, international president do Retail Design Institute (RDI), sobe ao palco principal com a palestra “Shaping Consumer Culture: The Story of American Retail Design”, seguida de uma sessão de perguntas e respostas.
À tarde, Flavio Reis, diretor de canais digitais das Lojas Renner, participa do painel “Apps em Alta: O Motor das Vendas no Varejo Digital”, enquanto Ari Carmona, diretor de tecnologia do Grupo SBF, discute “IA e Experiência do Cliente”, na trilha de inovação e tecnologia.
No último dia, Caio Pamphilo, gerente de marketing da Chilli Beans, estará no painel “Collabs entre Marcas e Setores: Uma Estratégia de Ganha-Ganha”, na trilha de marketing e vendas.
O encerramento será marcado pela plenária especial “10 anos de Latam + 10 Years Ahead: A Visão de Futuro de 10 Grandes Lideranças do Varejo e Consumo”, com participação de André Farber, CEO da Riachuelo, representando o segmento de moda.
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