Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Mulheres debatem desafios da liderança no Connection NRA Show 2022

Festival é realizado neste fim de semana pela Mercado&Consumo e pela Gouvêa Foodservice em Itu (SP)

Larissa Féria de Larissa Féria
29 de maio de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Gestão, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 2 minutos
Lyana Bittencourt, Joicelena Fernandes e Claudia Elisa

Lyana Bittencourt, Joicelena Fernandes e Claudia Elisa

[the_ad id="169690"]

Os desafios que executivas mulheres enfrentaram – e ainda enfrentam – no mundo dos negócios foi tema de um painel do Connection NRA Show 2022, evento realizado neste fim de semana em Itu, interior de São Paulo, pela Mercado&Consumo e pela Gouvêa Foodservice. Claudia Elisa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cassol, mentora e palestrante; Joicelena Fernandes, diretora comercial da Cargill Food Service para a América do Sul; e Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo Bittencourt, foram as convidadas do painel.

[the_ad id="138406"]

Claudia destacou o fato de que o ESG está em pauta, e um de seus pilares é a diversidade. “Tem havido uma evolução. A presença de mulheres passou de 5% para 14%, ao mesmo tempo e ao todo mundo está mais preocupado em garantir diversidade”, diz.

Mas ela, que já passou por várias empresas como executiva e como conselheira, afirma que, ainda hoje, acontecem situações em que uma mulher dá uma ideia numa reunião e ninguém lhe dá atenção. “Quando um homem dá a mesma ideia, todo mundo acha ótimo”, afirma. A executiva lamenta, ainda, a presença reduzida de mulheres na área de tecnologia.

Engenheira, Joicelena Fernandes contou que começou a carreira no chão de fábrica, num abatedouro de frangos, outro ambiente predominantemente masculino, com pouquíssimas mulheres. Chegou a ouvir que, ali, todos eram criados para formar família e só depois estudar e trabalhar. Foi questionada por não ser casada, mesmo ainda sendo muito jovem.

Em outro momento da carreira, Joicelena estava prestes a ser promovida quando descobriu que estava grávida. “Ouvi numa reunião: ‘A gente precisa resolver como vai tratar esse problema da Joice’. Ouvir isso dói”, relembra.

Ainda assim, para ela, o que ficaram foram os aprendizados. “Tudo o que vivi me fez uma profissional melhor. Fui me capacitando e gabaritando para assumir um cargo de liderança na Cargill. Estou na empresa há um ano da Cargill e é impressionante como a pauta ESG está presente. A meta é que, até 2030, as mulheres ocupem 50% de todas as cadeiras de liderança. No Brasil, já são 34%.”

Lyana contou que, na Bittencourt, a liderança feminina sempre esteve presente – a empresa foi fundada pela mãe dela, Claudia. “A maternidade não pode significar uma obrigação de a mulher ficar em casa. A empresas precisam entender que as mulheres precisam de apoio para estarem lá. Temos que definir estratégias diferentes para esses momentos”, comentou.

Para a executiva, é preciso que as empresas sejam mais humanizadas. “Faço um desafio. Volte para suas empresas e vejam como está a diversidade. Coloquem isso como meta clara da companhia”, disse.

Imagem: Gabrielly Mendes

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Connection NRA Show 2022 traça paralelos entre foodservice dos EUA e do Brasil

Próxima Postagem

Connection NRA Show 2022 tem debate, reuniões de negócios e comemoração

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Connection NRA Show

Connection NRA Show 2022 tem debate, reuniões de negócios e comemoração

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.