Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Web Summit começa falando de IA, conexões emocionais e lugares físicos

Tecnologia e vida offline dividem espaço no Web Summit Rio, que garante permanência na cidade até 2030

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
29 de abril de 2025
no Destaque do dia, Inovação, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Web Summit começa falando de IA, conexões emocionais e lugares físicos

A terceira edição do Web Summit Rio começou oficialmente na noite de domingo, quando o prefeito da cidade anunciou uma extensão do acordo, que manterá o evento no Rio de Janeiro pelo menos até 2030.

Mas foi ontem, segunda-feira, que a programação de palestras, workshops e encontros ganhou força. Artistas como Ivete Sangalo e Giovanna Antonelli marcaram presença. E uma quantidade impressionante de conteúdo foi oferecida em múltiplas sessões.

Inteligência Artificial, como esperado, foi um tema transversal. Esteve presente desde a apresentação do diretor da Nvidia, Márcio Aguiar, sobre IA agêntica, até o painel das fintechs sobre o papel da IA na prevenção de fraudes, passando por debates sobre contribuições negativas e positivas da tecnologia para a produtividade e obsolescência da força de trabalho.

Curiosamente, assim como já havia acontecido na NRF e no SXSW deste ano, neste segundo dia do Web Summit, o contraponto à força da tecnologia foi a valorização dos espaços físicos e das conexões humanas, citadas em diversas apresentações.

Cecilia Mondino, vice-presidente de Marketing da Heineken, foi uma das que defenderam a importância dos encontros na vida real. “As marcas precisam decidir sobre o que vão falar no mundo, não podemos só falar de nós mesmos. O assunto escolhido pela Heineken é a socialização”.

Para demonstrar como o conceito se aplica na prática, Cecilia mostrou diversas campanhas, como a do “Telefone Chato”, que estimula as pessoas a adotarem um telefone menos interessante para poderem dar mais atenção às suas vidas sociais. Boa parte dos encontros seria, claro, em bares, tomando uma cerveja.

Outro exemplo de marca que aposta em experiências IRL (na vida real, em português) é a H&M. A varejista, que está de malas prontas para desembarcar no Brasil no segundo semestre do ano, possui uma área específica para explorar Branding & Music (marca e música). Bianca Franklin, a executiva responsável por este trabalho no mundo todo, destacou a importância dos eventos musicais, da participação em festivais e da identificação proporcionada pela música com os clientes.

Os casos que evidenciavam a importância da exploração do mundo físico não pararam por aí. Camila Nunes, CMO da Amazon Brasil, destacou o projeto de distribuição física de produtos nas favelas do país, em parceria com entidades locais. Lucas Herscovici, líder da área DTC (venda direta ao consumidor) da AB InBev, comentou os bons resultados da estratégia de conveniência da empresa para chegar até a casa dos clientes por meio do Zé Delivery e TaDa. Sylvain Le Borgne, da JCDecaux, mostrou cases de sucesso da mídia OOH (out of home) em diversos países.

Mas o painel mais interessante do Web Summit Rio ficou para o final. A última sessão do dia, no Center Stage (palco principal do evento), reuniu o zagueiro Danilo, do Flamengo, e o jornalista Pedro Pirim Rodrigues, criadores do projeto Voz Futura, entrevistados pela Cecilia Oliveira, cofundadora do The Intercept. A ideia por trás da iniciativa é combater o conteúdo tóxico e negativo existente nas redes sociais, que provoca ansiedade, depressão e desconexão. E estimular os jovens a desenvolver um lado mais humano a partir da convivência fora das telas.

Para um evento dedicado à tecnologia e inovação, cujo tema principal promete ser a Inteligência Artificial, a fala da dupla surpreendeu. “Quanto mais falamos da inteligência artificial, menos falamos da inteligência emocional, social e ambiental”, afirmou Pirim Rodrigues. “Precisamos de mais equilíbrio”, arrematou Danilo.

Imagem: Divulgação

 

Postagem anterior

99Food abre cadastro para restaurantes sem taxas nem comissões

Próxima Postagem

Combustíveis fecham abril em queda, com destaque para o diesel

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Diesel recua o preço em 1,64%, após último anúncio de redução nas refinarias, mostra IPTL

Combustíveis fecham abril em queda, com destaque para o diesel

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile