Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home NRF Retail's Big Show

Lições da NRF: tecnologia é meio, o diferencial é humano

Retail Trends Pós-NRF debateu os aprendizados vistos na NRF 2025

Larissa Féria de Larissa Féria
29 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Lições da NRF: tecnologia é meio, o diferencial é humano

Embora a tecnologia possa identificar preferências, sugerir produtos e até antecipar comportamentos de compra, a experiência completa de um consumidor depende de um atendimento humano eficiente e acolhedor. Esse foi um dos principais aprendizados trazidos da NRF 2025, em Nova York, e apresentado no Retail Trends, evento que reuniu executivos e especialistas de varejo e consumo, nesta terça-feira, 28, no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Realizado pela Gouvêa Experience, que levou uma delegação com executivos para a NRF, o evento debateu temas como varejo de valor, perspectivas para o Brasil e para o mundo, os diferenciais do mercado de luxo e inovação tecnológica aplicada ao varejo. A Mercado&Consumo fez parte da delegação da Gouvêa Experience e fez uma cobertura completa do evento.

Durante o encerramento do evento, Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, debate com Vagner Correia, diretor do Iguatemi, e Wellington Silva, diretor de Tecnologia da Riachuelo, debateram a importância da interação humana no processo de venda.

“A mão de obra é fundamental, não só para a criação da tecnologia, mas também para concluir a conexão que fazemos por meio da Inteligência Artificial. Por isso, é importante ter pessoas treinadas, associadas aos valores dos seus negócios”, diz Correia.

Para Silva, a implementação de novas soluções tecnológicas não pode ser vista apenas como um movimento de automação, mas sim como um processo de humanização das interações. E isso passa pela capacitação da mão de obra.

“Quando falamos de e-commerce, por exemplo, é um serviço de autoatendimento de varejo, em que a pessoa que não precisa sair de casa, mas se ela vai até uma loja, tem que ser muito legal, porque o autoatendimento ela faz, inclusive, de casa”, explica.

Como exemplo, Silva cita a loja da Granado, em Nova York, que se diferencia pelo atendimento. “Quando a gente vê algo tão lindo, tão brasileiro como o que a Granado faz, eu sinto que é muito importante, porque senão o consumidor vai deixando de sentir a nossa marca na relação”, diz.

Gouvêa destaca que o toque humano é o maior diferencial do varejo brasileiro em relação a outros países. “A NRF é uma overdose de tecnologia, mas a tecnologia é um meio para atingir objetivos, não é um fim em si mesmo. O que nos diferencia no mercado internacional é o toque humano. E toda vez que nós estamos no exterior e comparamos a experiência que se vive no varejo internacional com a que se vive no varejo brasileiro, de uma forma marcante”, afirma Gouvêa.

Imagem: Divulgação

 

Postagem anterior

Divino Fogão projeta expansão em 2025 com foco em shoppings e dark kitchens

Próxima Postagem

Azul conclui reestruturação com detentores de títulos de dívida, arrendadores e fabricantes

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol

Azul conclui reestruturação com detentores de títulos de dívida, arrendadores e fabricantes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile