Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Redes de farmácias de cinco estados brasileiros se unem para criar nova federação para o setor

A Fecofar será lançada nesta terça-feira, 28, em evento oficial da nova entidade, para o qual são esperados 200 convidados

Redação de Redação
28 de novembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Sete redes de farmácias de 5 estados brasileiros se uniram para fundar a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar). O evento de lançamento da nova entidade está marcado para esta terça-feira, 28, e tem a previsão de receber 220 convidados, entre os quais são esperados representantes da indústria farmacêutica, dos distribuidores nacionais e regionais, além da mídia segmentada.

De modo geral, o objetivo dos fundadores da Fecofar é representar as farmácias associativas e franquias perante fornecedores, entidades relevantes do mercado farmacêutico e do governo. Compõem a federação as empresas Rede Masterfarma, de Criciúma, em Santa Catarina, Farmais, São Paulo, Farmácias São Rafael, de Chapecó, também em Santa Catarina, Grupo AMR, de Varginha, Minas Gerais, Drogarias Max, do Rio Janeiro, Rede Multidrogas, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e Grupo Redemed, de Recife, Pernambuco.

As marcas mantêm juntas mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.

A federação manterá um escritório próprio, de 535 metros quadrados, na Vila Olímpia, na capital paulista, em uma região que reúne as sedes de várias indústrias do setor farmacêutico. “Todas as associadas poderão usar este espaço. A ideia é facilitar o acesso das empresas às indústrias”, explica o fundador e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, que também é o CEO da Masterfarma, rede associativista com 25 anos de atuação no mercado.

“Por não estarmos em São Paulo, entendemos que não estávamos próximos o bastante dos principais executivos das grandes indústrias. As diretorias das indústrias não conhecem nosso planejamento estratégico, e nós não participamos das convenções dessas grandes indústrias. Geralmente, somos atendidos por regionais e percebemos que existiam outras redes tão solidas quanto nós e que tinham essa mesma dor. Por isso, no final de 2022, começamos as tratativas para a fundação da Fecofar.”

Ata de fundação

Conforme a ata de fundação, a Fecofar tem como missão implementar ferramentas inovadoras e contribuir para que os negócios sejam rentáveis, competitivos e sustentáveis, além de representar as associações e franquias perante os fornecedores e as entidades relevantes do mercado.

Um dos seus principais objetivos da federação é tornar-se referência no Brasil nos segmentos de associativismo e franchising, proporcionando um ambiente favorável para a geração de negócios rentáveis e a entrega de resultados com excelência para as farmácias dos federados e parceiros comerciais até 2027.

Além de Marcelo Grasso, fazem parte da diretoria da federação: o vice-presidente Ricardo Uemura Kunimi (CEO da Farmais), o diretor financeiro, Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael), o diretor comercial, Jeefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR), e o diretor de assessoramento, Fábio Antônio Pinto de Souza (Drogarias Max). O Conselho Fiscal é composto pelo presidente Valtonio Vendrame Vidoto (Rede Multidrogas) e pelos membros efetivos Valbert Dimas De Carvalho (Grupo AMR) e Dirceu José Da Silva (Rede Multidrogas).

As tratativas para a formação da entidade se iniciaram em 2022. A primeira reunião presencial entre os fundadores ocorreu em março deste ano, em São Paulo.

O evento de lançamento ocorrerá às 18 horas, na Casa Bisutti, na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Le Postiche se une com Belong Be e passa a comercializar marcas independentes

Próxima Postagem

A grande aposta do foodservice: On Premise ou Off Premise?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
A grande aposta do foodservice: On Premise ou Off Premise?

A grande aposta do foodservice: On Premise ou Off Premise?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile