Novas tecnologias como IA generativa, automação inteligente, gêmeos digitais, visão computacional e analytics preditivo estão transformando a forma como empresas se conectam com os consumidores, gerenciam estoques e estruturam suas operações. Nesse cenário de mudanças rápidas, entender as tendências que vão marcar os próximos anos se tornou essencial para varejistas e gestores que buscam competitividade e inovação.
Esses serão alguns temas que serão discutidos na live Next Now, promovida pela Gouvêa Experience nesta quinta-feira, 30, para antecipar os principais temas que dominar as discussões da próxima NRF, que acontece de 11 a 13 de janeiro de 2026, em Nova York.
No painel “Raio X: O ambiente de negócios para 2026”, Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting; e Guilherme Mercês, CEO da Future Tank, vão analisar como a Inteligência Artificial, agentes digitais, gêmeos virtuais, visão computacional e analytics preditivo têm sido aplicados por grandes redes para integrar canais, otimizar estoques e melhorar o relacionamento com consumidores, além de apoiar decisões baseadas em dados em tempo real.
“Mais do que inovação tecnológica, a NRF 2026 mostra uma mudança de mentalidade: o varejo está se tornando um ecossistema conectado, onde dados, propósito e experiência convergem. Essa é a agenda que nos desafia a transformar negócios com impacto, eficiência e inteligência”, afirma Antoniazzi.
No painel “Tendências: varejo americano x varejo brasileiro”, com Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem; e Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, serão discutidos movimentos de grandes varejistas, como o retail as a service, modelo adotado pelo Walmart para transformar ativos físicos e logísticos em novas fontes de receita.
“Outro ponto que vou destacar é o avanço da Inteligência Artificial no varejo. O tema vem ganhando maturidade e passando de aplicações operacionais e de automação de tarefas para um papel mais estratégico, influenciando decisões de negócio e planejamento. Devemos ver, na NRF, exemplos cada vez mais sofisticados de como a IA está sendo integrada aos processos de gestão, relacionamento com clientes e inovação das principais empresas do setor”, diz Yamashita.
Gratuita, a live Next Now acontece das 18h às 19h e funciona como uma prévia da NRF 2026, trazendo as tendências globais e estratégias que podem ser aplicadas ao mercado brasileiro. Mais informações sobre a live estão disponíveis aqui.
Imagem: Mercado&Consumo


