Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Natura, Boticário e Ypê estão entre as marcas mais influentes em ações socioambientais

Pesquisa aponta que as marcas brasileiras influenciam consumidores a tomarem atitudes mais sustentáveis

Redação de Redação
28 de outubro de 2021
no Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias, Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos
marcas
[the_ad id="169690"]

Natura, Boticário e Ypê estão entre as marcas mais influentes na América Latina quando se fala em ações socioambientais. As três marcas brasileiras aparecem na terceira edição do estudo Who Cares, Who Does?, feito pela consultoria internacional Kantar.

[the_ad id="138406"]

O objetivo da pesquisa era avaliar as relações entre comportamento de consumo e atitudes sustentáveis e de consumo consciente. O estudo concluiu que os latino-americanos são os que demonstram maior preocupação com desperdício e qualidade de água relacionada a preservação do meio ambiente.

A lista completa, em ordem, é composta por: Coca-Cola, Natura, Nestle, Omo, Ypê, Colgate, Bimpo, Avon, Gloria e O Boticário. A Kantar entrevistou pessoas do Brasil, Chile, México, Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru para realizar a pesquisa.

A pesquisa também apontou que prioridades, seguindo os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, são fundamentais na visão dos entrevistados. Mais da metade deles, 56%, disse que a qualidade da educação é uma prioridade.

No âmbito de questões ambientais, a maior preocupação foi com agua potável e saneamento básico para 54% dos entrevistados. A segunda maior preocupação foi com cidade e comunidades sustentáveis (38%). Além disso, o estudo mostrou que a preocupação com a sustentabilidade cresceu, com cerca de 62% afirmando que a questão ficou mais importante.

Natura, Boticário e Ypê estão entre as marcas mais influentes em ações socioambientais
Aproximadamente 63% dos entrevistados tentam comprar embalagens ecofriendly

Os tipos de consumidores

O estudo contou com a participação de 18.300 pessoas e dividiu os consumidores em três categorias: EcoDismissers, que têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais; EcoConsiders, que tomam algumas medidas para reduzir o impacto ambiental; e EcoActives, que se dedicam em alta intensidade para reduzir os níveis de resíduos plásticos no meio ambiente.

De acordo com a pesquisa, na América Latina o número de EcoDismissers caiu de 65%, em 2019, para 47% esse ano. Já o número de EcoConsiders aumentou de 24% para 37%, e os EcoActives também apresentaram um leve crescimento, saindo de 11% e chegando aos 16%. No entanto, o cenário brasileiro foi na contramão do perfil apresentado para a região. No Brasil, o número de EcoDismissers aumentou de 68% para 71%. Já os EcoAtivers cresceram 2% e chegaram aos 8%, menor número entre os países latino-americanos avaliados.

Entre as ações dos consumidores, aproximadamente 63% dos entrevistados tentam comprar embalagens ecofriendly, e um quarto dos entrevistados afirma evitar embalagens de plástico.

Grande parte dos consumidores revela que as ações de grandes marcas influenciam em suas escolhas. Cerca de 64% informaram ter parado de comprar produtos ou serviços com impactos negativos no meio ambiente. E é nessa questão que as marcas brasileiras Natura, O Boticário e Ypê foram citadas.

De acordo com o estudo, as marcas que possuem relação forte com os EcoActives são as que mais progridem nos últimos anos. No Brasil, entre os períodos de junho de 2020 a junho de 2021, o crescimento delas foi de 51%.

“É necessário desmistificar o consumidor EcoActive. Ele não é mais nicho, consome como qualquer outro e é o que mais gasta com bens de consumo massivo. Se pensarmos que os EcoActives devem chegar a quase metade da população em 2029, é urgente que as marcas considerem cada vez mais esse público e atuem de maneira efetiva e com propósito legítimo para fidelizá-lo”, disse Kesley Gomes, diretora de LinkQ da divisão Worldpanel da Kantar para a América Latina.

Imagens: Shutterstock 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Campus Party terá evento de retomada em São Paulo no mês de novembro

Próxima Postagem

Mobly inaugura Centro de Distribuição em Pernambuco e amplia atuação no Nordeste

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mobly inaugura Centro de Distribuição em Pernambuco e amplia atuação no Nordeste

Mobly inaugura Centro de Distribuição em Pernambuco e amplia atuação no Nordeste

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.