Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Black Friday faz 15 anos no Brasil com consumidor mais planejado e uso crescente de IA

Mais da metade dos consumidores gastam acima de R$ 600 no período

Larissa Féria de Larissa Féria
28 de agosto de 2025
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 1 minutos

A Black Friday completa 15 anos no Brasil em 2025 e segue no calendário de compras dos consumidores: 9 em cada 10 brasileiros conhecem a data, e quase 70% já participaram de edições anteriores. Segundo dados apresentados no evento Google Black Friday, realizado na quinta-feira, 28, na Arena Allianz, em São Paulo, 81% dos que aproveitaram as promoções no ano passado pretendem comprar novamente neste ano.

A pesquisa identificou uma mudança importante na forma de consumo, com maior uso da Inteligência Artificial. De 2024 para cá, dobrou o número de brasileiros que recorrem a ferramentas generativas para buscar novos produtos. Hoje, 75% das pesquisas são comerciais amplas, voltadas a soluções e não apenas a itens específicos, o que coloca as marcas na posição de curadoras.

Entre os fatores que influenciam a decisão, 51% dizem confiar nas ofertas e 55% ressaltam que é preciso planejamento. Mais da metade dos consumidores gastam acima de R$ 600 no período.

Gleidys Salvanha, diretora-geral de Varejo e Tech para o Brasil, destacou a diversidade dos consumidores exige que as marcas tenham estratégias diferentes de vendas. Segundo o estudo, 64% se consideram consumidores planejados e 65% disseram que só compram o que já estava planejado.

Por outro lado, 53% admitem tomar decisões de forma mais rápida para não perder uma oferta e 47% se consideram impulsivos.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Cade investiga venda de minas brasileiras da Anglo American para estatal chinesa

Próxima Postagem

STJ julga recurso que livrou ex-presidente da Vale no caso Brumadinho

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
STF

STJ julga recurso que livrou ex-presidente da Vale no caso Brumadinho

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile