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As duas dimensões da metamorfose no varejo

Momentum 1.030

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
28 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
As duas dimensões da metamorfose no varejo

No começo deste ano propusemos o conceito de Metamorfose no Varejo e semanas depois quando buscamos pelo mesmo conceito no ChatGPT ficamos surpresos com a atualidade da informação e a reinterpretação do que havia sido publicado na Mercado&Consumo.

Quero reconhecer que essa que foi minha primeira experiência com o uso da ferramenta, disseminada em novembro do ano passado e que me deixou perplexo por muitos aspectos. Mas isso é tema de um próximo artigo.

Por agora queremos propor a ampliação do conceito para além do que foi feito no primeiro artigo, discutindo e separando de forma mais abrangente duas dimensões para esse processo de metamorfose. Aquela intrínseca, que ocorre no próprio setor e a extrínseca, que é precipitada pelo setor.

Começando por lembrar que o conceito de metamorfose vem do grego metamorphosis e designa transformação de algo ou alguma coisa em outra. E pode também ser aplicado em diferentes campos de conhecimento, como a biologia, a psicologia e até mesmo a análise social e cultural. Em cada contexto, o conceito de metamorfose é usado par descrever processos de mudança, transformação ou transição de um estado para outro.

No que envolve o varejo descrevemos no artigo anterior como o setor evoluiu e se transformou pelo impacto das mudanças ocorridas com o próprio comportamento, desejos, informação e empoderamento do consumidor, na sua vertente mais relevante.

Mas também como a tecnologia e o digital impactaram esse processo permitindo significativos avanços na sua forma de atuar, no plano estratégico e operacional, e envolvendo diferentes categorias de produtos, canais de vendas e relacionamento, formatos de lojas e alternativas de vendas diretas, além de diferentes modelos de negócios.

Esse conjunto compreende o que nominamos a metamorfose intrínseca do varejo.

Em outra dimensão envolve o que o varejo precipita de transformação na sociedade, no mercado e nos hábitos e comportamentos dos próprios consumidores e que estamos propondo conceituar como metamorfose na dimensão extrínseca.

A busca constante de alternativas e propostas do varejo para atender mudanças nos comportamentos, pela evolução da tecnologia e do digital e mais todas os demais aspectos mencionados, leva a um processo de redirecionamento e aceleração de transformações que impacta o todo do mercado e da própria sociedade.

O crescimento da demanda por valor, acelerou dramaticamente a expansão de formatos, canais, produtos, embalagens, marcas e modelos de negócios privilegiando essa alternativa, reorganizando todo o mercado e impactando a indústria fornecedora e os serviços incorporados e integrados aos negócios do varejo.

Da mesma forma que o crescimento do polo ‘conveniência’ na matriz de polarização do varejo, com o tempo dedicado a escolhas e compras, o uso mais intenso do e-commerce e mais o home office, especialmente acelerados durante a crise da pandemia recente, precipitaram mudanças importantes no desempenho de diferentes negócios e na geografia de consumo, reconfigurando o cenário mais amplo de mercado.

Como exemplo a fundamental reconfiguração dos centros comerciais planejados, como os diferentes modelos e conceitos de malls e shopping centers que se viram obrigados a mudar sua oferta de produtos e serviços pela dramática mudança de hábitos envolvendo visitas e frequência de consumidores.

Ou, refraseando, pessoas em busca de experiências, relacionamento, informação, cultura, saúde, educação, serviços e soluções muito mais do que produtos como foi a motivação inicial.

Da mesma forma como o digital e a tecnologia quebraram barreiras espaciais, físicas ou temporais ao aproximar mercados, romper fronteiras e integrar em modo instantâneo setores, aproximando produtores de consumidores em escala global, como acontece com tudo que envolve o Cross Border.

Por essa modalidade pequenos produtores da Ásia podem se conectar a consumidores em cidades no interior do Brasil, África ou Argentina ou qualquer outro destino em poucos dias através de plataformas que contemplam a exposição, venda, pagamento e entrega de forma fluída e com preços altamente competitivos com a realidade local. Quando não beneficiados pela omissão e falta de visão que permite ainda que impostos locais sejam burlados.

Para além do mercado, estratégia, desempenho e resultados de curto prazo, essa visão mais ampla dos cenários em transformação pela metamorfose em suas duas dimensões pode ser o fator decisivo para apostar e privilegiar as alternativas e modelos de atuação que podem contar com o vento a favor ao invés daquelas que têm de lutar com o vento adverso.

Vale refletir.

Nota: Esses novos e importantes elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo também serão apresentados e debatidos com 225 palestrantes para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios do varejo e do consumo no Latam Retail Show e mais as 10 pesquisas e estudos inéditos que serão apresentados e que têm como tema central “Back to the Future”, de 19 a 21 de setembro, em São Paulo. Conheça mais clicando aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

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