Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Polishop fecha 100 lojas e enfrenta processos por aluguéis atrasados

Desde 2022, os centros de compras moveram 30 processos contra a rede por falta de pagamento de aluguéis

Redação de Redação
28 de julho de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Polishop fecha 100 lojas e enfrenta processos por aluguéis atrasados

A Polishop já fechou pelo menos 100 unidades em shopping centers nos últimos meses, num movimento de reestruturação do negócio, e virou alvo de processos e ações de despejo. Desde 2022, os centros de compras moveram 30 processos contra a rede por falta de pagamento de aluguéis, que totalizam algo em torno de R$ 9 milhões. As ações tramitam no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

De acordo com informações divulgadas em janeiro deste ano, a Polishop tinha cerca de 3 mil funcionários e 280 lojas nos principais shoppings do País, além de quiosques. Hoje, são 122 unidades e 1,5 mil empregados. A varejista tem ainda centros de distribuição, fábrica em Manaus (AM) e seis canais próprios de TV.

Para Luiz Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, a Polishop integra um grande grupo de empresas que não conseguiram desenvolver a eficiência operacional e a digitalização necessárias para manter suas operações em crescimento, e que tiveram de reduzir significativamente sua presença em shopping centers. Marinho diz que o mix de lojas desses centros vem mudando, e hoje são ancorados por restaurantes, academias e consultórios médicos, entre outros.

“O varejista que não consegue operar de forma eficiente, seja por não modernizar o modelo de negócio ou por estar em um segmento de alta concorrência digital, vai se encalacrar com recursos escassos e precisará revisar os negócios para sobreviver. Vemos isso repetidamente, com Tok&Stok e Marisa”, disse o especialista.

Necessidade

João Appolinário, fundador e presidente da Polishop, minimiza os problemas enfrentados pela rede. Segundo ele, a reestruturação do negócio foi necessária para lidar com o momento atual do varejo e que irá retomar a expansão por meio de franquias em breve, um plano que ficou congelado durante a pandemia de covid-19.

Appolinário disse ainda que a dívida com os shopping centers seria baixa e não ameaçaria o negócio. A inadimplência, acrescentou, seria resultado de negociações duras, e não de falta de dinheiro. “Se eu soubesse que daria tanto problema, já tinha mandado pagar tudo”, disse.

O empresário afirmou também que tem evitado ao máximo as demissões e que, quando isso acontece, tem quitado em dia as rescisões de funcionários. O executivo não divulga números, mas disse que precisou injetar capital na empresa em razão da escassez ou do encarecimento do crédito dos bancos para as varejistas. Com isso, a companhia optou por aumentar de 20% para 50% a quantidade de produtos de marcas próprias, e passou a fazer testes para o lançamento de franquias de lojas de rua nos próximos meses.

“Temos negociações com shopping centers. Tínhamos mais de 200 lojas e reduzimos esse número. As negociações nem sempre são fáceis com os shoppings maiores. Temos resolvido isso, mas temos discordado de algumas cobranças”, afirmou o empresário, reconhecendo que o setor do varejo mudou bastante. “A vacância nos shoppings está grande.”

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem:  Shutterstock

Postagem anterior

Celso Athayde: “Favela é um lugar de potência, não de carência”

Próxima Postagem

Casino fecha acordo preliminar com consórcio liderado por Kretinsky; ação tomba 7,5%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Casino anuncia venda de mais de US$ 214 milhões em ativos imobiliários e ação cai 3,8% em Paris

Casino fecha acordo preliminar com consórcio liderado por Kretinsky; ação tomba 7,5%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.