Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Oswaldo Nunes, da Riachuelo: “O cliente nunca esteve tão empoderado”

Em entrevista exclusiva ao portal Mercado&Consumo, executivo falou sobre a digitalização da empresa

Redação de Redação
28 de julho de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A digitalização acelerada pela pandemia de covid-19 e a experiência que ela proporciona deram aos consumidores a possibilidade de se relacionar com as marcas onde quiserem, a qualquer hora. Permitem, também, que as empresas possam se comunicar com eles de forma personalizada e, assim, mais assertiva. “O cliente nunca esteve tão empoderado”, afirma do CEO da Riachuelo, Oswaldo Nunes, em entrevista ao portal Mercado&Consumo.

Uma das marcas mais tradicionais do setor de moda no Brasil, a empresa hoje atua em frentes das mais diversas: vende artigos de decoração para casa, acessórios para animais de estimação, equipamentos eletrônicos produtos de beleza – e, até, vestuário. “Essas novas verticais de negócios nos posicionam no caminho de levar maior relevância para o cliente”, diz Nunes.

Colocar o cliente no centro das decisões tem sido a estratégia da empresa na hora de seguir esse objetivo. Depois de passar por meses com as lojas fechadas e de uma abertura com restrições de horário por causa da pandemia, a Riachuelo implementou, em dezembro do ano passado, o ship from store. Nesse modelo, as lojas físicas funcionam como pontos de estoque da rede de distribuição omnichannel.

Para Nunes, a entrada nesse modelo de distribuição foi o marco do novo papel da loja física. “A gente decidiu usar as lojas para colocar os produtos mais perto do cliente. O ship from store levou para as lojas atividades até então dos Centros de Distribuição, levou para elas o desafio do last mile”, diz o executivo, em referência à etapa final da entrega de produtos.

A aposta tem se mostrado acertada. “Foi um desafio grande, mas mesmo com pouco conhecimento da realidade desse negócio, a gente pôs ‘o bloco na rua’ e decidiu aprender com ele. Hoje, o prazo de entrega do ship from store está muito próximo do prazo dos Centros de Distribuição e o custo frete, também. Há cinco meses, quem olhasse nossos números ficaria horrorizado”, brinca.

Inovações como essas só têm sido possíveis, destaca Oswaldo Nunes, por causa da adição de conhecimentos e novas experiências trazidas por novos executivos nas áreas de inovação e tecnologia. A regra é resistir à tentação de oferecer “mais do mesmo”, diz ele. “Se não houver lideranças que promovam inovação e empreendedorismo junto aos times, empoderando-os, tudo fica muito lento e você perde o ‘time to market‘.”

Não por acaso, o propósito da marca, de “democratizar a moda”, vem mudando constantemente nos últimos anos. Primeiro, passo para “simplificar e facilitar a vida através da moda”. Agora, é “conectar desejos a realizações”.

Neste ano, a empresa lançou uma nova campanha publicitária com o mote “Riachuelo começou a seguir você”. A ideia é mostrar que a era em que um grupo de pessoas decide o que as outras vão usar acabou. Hoje, cada consumidor interpreta a moda à sua realidade e de acordo com sua cultura e crenças. “São movimentos que estamos fazendo em diversas partes da empresa para que possamos manter a coerência. A coerência nos leva à consistência”, finaliza o CEO Oswaldo Nunes.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

O poder dos influenciadores digitais para o varejo

Próxima Postagem

Gisele Bündchen vira acionista da Ambipar e vai integrar conselho de sustentabilidade

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Gisele Bündchen vira acionista da Ambipar e vai integrar conselho de sustentabilidade

Gisele Bündchen vira acionista da Ambipar e vai integrar conselho de sustentabilidade

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.