A receita real do setor de bares e restaurantes cresceu 5,3% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2023. O crescimento foi ainda superior ao registrado em abril do ano anterior, de acordo com análise da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e da Future Tank, com base na Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado de janeiro a abril, a receita real dos serviços de alimentação avançou 3,3% em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho positivo contribuiu para o crescimento geral do setor de serviços, que registrou alta de 1,8% em abril, na comparação interanual, marcando o 13º aumento consecutivo.
O setor de bares e restaurantes também impulsionou o avanço de 2,2% na receita total dos serviços, considerando o acumulado do ano.
Em maio
As vendas no setor de bares e restaurantes cresceram 1% em maio, segundo dados do Índice Abrasel-Stone, relatório mensal divulgado pela Stone, principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 0,9%.
Dos 24 estados analisados pelo levantamento, oito apresentaram crescimento no comércio de bares e restaurantes em maio, na comparação anual. Os destaques foram:
- Rio Grande do Sul, com alta de 12,5%
- Mato Grosso e Rio Grande do Norte, com 4,7%
- Alagoas, com 4,1%
- Mato Grosso do Sul e Paraíba, com 1,4%
- Sergipe, com 1,3%
- Paraná, com 0,8%
“O mês correspondeu às nossas expectativas, especialmente pelo forte movimento no Dia das Mães, que ajudou a reverter parte do desempenho negativo observado em abril. Seguimos otimistas para junho, com a expectativa de que a Semana dos Namorados impulsione ainda mais as vendas no setor”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci
Imagem: Envato