Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Reserva aumenta comissão e adapta estoques para digitalizar franquias

Lojas faturam por meio do e-commerce e os clientes têm frete e tempo de entrega reduzidos

Redação de Redação
28 de junho de 2021
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Reserva aumenta comissão e adapta estoques para digitalizar franquias

A marca de roupas masculinas Reserva possui cerca de 40 lojas franqueadas espalhadas pelo País e planeja encerrar o ano de 2021 com pelo menos 60. Como forma de atingir esse resultado, a empresa aposta no projeto Franquia 4.0, que tem por objetivo impulsionar a digitalização das lojas. As vendas feitas no e-commerce da marca usam o CEP do comprador para identificar qual a franquia mais próxima da residência dele; se a loja tiver o produto, o cliente pode optar por retirar na loja ou receber em casa com um prazo menor e pagando mais barato pelo frete.

“Substituímos o conceito de franqueados pelo novo e exponencial conceito de sócios locais de marca. O motivo é simples: entendemos que nossos atuais incríveis parceiros são como sócios. Com essa mudança, nossas lojas franqueadas passam a ser muito mais que pontos de vendas físicos, mas também centros de distribuição avançados, além de pontos de encontro atrativos, pela experiência que entregamos”, afirma Rony Meisler, um dos criadores da Reserva e atual CEO da AR&Co, dona da marca.

Entre as ferramentas tecnológicas usadas pela rede, estão o Now, software próprio de CRM no qual os vendedores têm acesso a um banco de dados dos clientes para atender cada um com exclusividade, e a implementação de um comércio digital por meio do qual o time de vendedores das lojas físicas se conectam com os clientes por meio de ligações, envios de cupons com descontos para compra no e-commerce e uso WhatsApp Business.

A diretora comercial de Atacado, Franquias e Multimarcas da Reserva, Juliana Almeida, diz que a empresa digitalizou o negócio para o B2C (business to consumer) e também para o B2B (business to business). “Hoje, os franqueados efetuam as compras para revenda nas suas lojas pelo nosso e-showroom. Trabalhamos com duas janelas de lançamentos no ano – verão e inverno -, além de novidades bimestrais, nas quais a proximidade da compra para a venda possibilita ao franqueado calcular melhor a demanda e minimizar o risco de excesso dos seus estoques”, afirma.

Reserva aumenta comissão e adapta estoques para digitalizar franquias

Projeto mal aceito

O projeto de digitalização, porém, não foi bem aceito num primeiro momento pelos franqueados. “Nossos parceiros tinham receio de levar os clientes fiéis de suas lojas físicas para o nosso site, pois acreditavam que eles não voltariam com a mesma frequência presencialmente”, explica Juliana.

Segundo ela, no início houve um baixo engajamento dos franqueados, o que fez com que as vendas digitais das franquias crescessem apenas 5% em comparação com o mesmo período pré-pandemia. Ao mesmo tempo, as lojas próprias da marca registraram um aumento de 30% nas vendas online em relação a 2020.

A empresa decidiu, então, criar um plano de educação de cultura digital e melhorar as condições para os franqueados. Por meio desse plano, a Reserva reajustou as comissões recebidas pela venda incentivada no e-commerce (incluindo a cota de venda de loja e de vendedores) e adequou os estoques das franquias para o direcionamento de compras feito no site.

O time interno da Reserva iniciou uma série de lives para os franqueados e seus times gerenciais todas as segundas, quartas e sextas-feiras com duração de uma hora, nos quais abordam a necessidade de se tornar digital.

Segundo a Reserva, essas ações têm gerado resultados positivos: hoje, os franqueados estão vendendo 30%, em comparação com o mesmo período pré-pandemia, e o e-commerce da Reserva cresceu 300%. “A digitalidade se tornou o modelo de negócio da franqueadora”, diz Meisler.

Como próximo passo para potencializar as franquias, a Reserva pretende investir em logística. “Estamos investindo nos nossos centros de distribuição para agilizar a omnicanalidade e garantir uma experiência de entrega cada vez melhor para o cliente da nossa marca”, diz o CEO da AR&Co.

Reservaflix
Rony Meisler, um dos criadores da Reserva e atual CEO da AR&Co, dona da marca

Plataforma de streaming

Em abril, a Reserva lançou uma das suas principais apostas para 2021: a ReservaFlix, um streaming de conteúdo por assinatura 100% voltado ao empreendedorismo e ao varejo. O serviço conta com lives, cases e conteúdos exclusivos de grandes nomes do mercado brasileiro.

A ReservaFlix possui conteúdos mensais novos e exclusivos desenvolvidos pela marca. “Queremos ser um exemplo de como uma marca de moda pode ser muito mais do que apenas roupas. Somos empreendedores e podemos e devemos passar nosso conhecimento para quem está iniciando ou reinventando seu próprio negócio. Esperamos que as pessoas compreendam o nosso propósito e reproduzam isso”, disse Meisler à época.

A assinatura anual da plataforma será comercializada em 12 vezes de R$ 29,90 ou por R$ 299,90 à vista. O valor será revertido em cashback mensal para todos os usuários utilizarem no site da Reserva.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

A China avança, aprende e ensina

Próxima Postagem

Telhanorte envolve funcionários e fornecedores para colocar diversidade na prática

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Telhanorte envolve funcionários e fornecedores para colocar diversidade na prática

Telhanorte envolve funcionários e fornecedores para colocar diversidade na prática

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile