Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento

O destaque foi para o subíndice de Expectativas, que subiu 2,3% no mês

Redação de Redação
28 de maio de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou alta de 1,6% em maio, na comparação com abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o segundo mês consecutivo de avanço após quatro quedas seguidas. Apesar da melhora, o índice segue abaixo do patamar registrado no mesmo mês de 2024, com recuo de 5,8% na comparação anual.

Todos os componentes do índice avançaram em maio. O destaque foi para o subíndice de Expectativas, que subiu 2,3% no mês. Ainda assim, quando comparado com o desempenho de um ano atrás, o cenário continua desafiador. As expectativas dos empresários caíram 6,1% em relação a maio de 2024, com destaque para a percepção negativa sobre a economia nacional, que recuou 10%.

A avaliação das Condições Atuais segue sendo o ponto mais fraco do levantamento. Mesmo com alta de 4,1% no mês, o subíndice amarga queda de 10,5% no comparativo anual, puxado principalmente pela piora na avaliação da economia (-18,6%). Esse componente registrou a menor pontuação geral: 59 pontos, em uma escala de 0 a 200.

“O índice dá sinais de recuperação, mas ainda reflete um cenário de juros altos e fragilidade econômica. O rumo da confiança dependerá do comportamento da inflação, da política monetária e da capacidade de consumo das famílias”, afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Investimentos e contratações crescem

As intenções de investimento cresceram 0,9% em maio, embora estejam 1,5% abaixo dos níveis de 2024. Já a intenção de contratar funcionários teve a maior alta entre os subindicadores (+1,8%), mas também segue 1,0% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado.

Segundo o economista da CNC, João Marcelo Costa, a melhora no acesso ao crédito ajudou a impulsionar o otimismo de curto prazo, o que também foi identificado na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que avançou 1,4% em maio. “Mas ainda há fatores estruturais limitando uma retomada mais robusta”, diz.

Setores reagem de forma desigual

Os setores do comércio vêm demonstrando níveis variados de confiança. Os empresários que atuam com bens duráveis, como eletrodomésticos, móveis e veículos, seguem sendo os mais pessimistas. Mesmo com alta de 1,2% no mês, a confiança do setor caiu 6,4% frente a maio de 2024. “A alta sensibilidade desse segmento aos juros explica a retração”, afirma Costa.

Na direção oposta, supermercados, farmácias e lojas de cosméticos apresentaram a maior alta mensal (1,9%) e voltaram ao campo otimista, com 100,2 pontos. Já o nicho de roupas, calçados e acessórios teve alta de 1,4% no mês e a menor queda anual (-4,8%). Neste grupo, a intenção de contratar funcionários é a única entre os subsetores que já supera os níveis de 2024, com avanço de 2,5%.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Líderes do e-commerce brasileiro criam grupo para fortalecer setor com dados e networking

Próxima Postagem

Dia do Hambúrguer: São Paulo lidera entre os maiores consumidores do produto no País

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Dia do Hambúrguer

Dia do Hambúrguer: São Paulo lidera entre os maiores consumidores do produto no País

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.