Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Quartas de futebol fazem faturamento de cerveja crescer 50% em 1 hora no período pré-jogo

Feita com base em 300 minimercados autônomos da HMBR, a pesquisa mostra que a bebida figura entre os oito itens mais vendidos

Redação de Redação
28 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Quartas de futebol fazem faturamento de cerveja crescer 50% em 1 hora no período pré-jogo

A quarta-feira é o dia da semana em que duas paixões nacionais se reúnem para celebrar. Futebol e cerveja são como Pelé e Garrincha sincronizados em campo durante os 90 minutos de jogo. Nesse dia, tradicionalmente, o torcedor pega a sua cervejinha preferida e acompanha pela TV ou streaming o seu time do coração. O ritual, enraizado na cultura popular, despertou a atenção de uma franqueadora de minimercados autônomos, que registrou um aumento exponencial na venda da bebida antes do início da transmissão das partidas.

A pesquisa que cruzou os dados da ocasião de consumo com o aumento das vendas de cervejas foi realizada pela Honest Market Brasil (HMBR), uma rede franqueadora de minimercados autônomos. Com base nas 300 unidades que a startup possui, em 23 estados brasileiros, o levantamento identificou que, no período das 17h às 19 horas, das quartas-feiras em que os jogos são transmitidos em tv aberta, o número das vendas em geral quase dobrou e a compra de cerveja ocupou o primeiro lugar. Porém, se forem considerados os itens mais consumidos, a bebida ocupou as oito primeiras posições no ranking, variando, somente, a marca escolhida.

A HMBR mensurou os números em uma única quarta-feira. Na data do estudo, também foram avaliadas as marcas mais consumidas. A Heineken ficou com o primeiro lugar, com 500 unidades vendidas no período pré-jogo. Em seguida, Amstel e Antartica foram as que mais venderam, mas, de acordo com a franqueadora, o volume movimentado por ambas as cervejarias equivale a pouco mais da metade do resultado da primeira colocada.

Quanto ao faturamento dos minimercados, o aumento foi de 51,45% das 18h às 19h.

Posteriormente, a HMBR realizou uma análise comparativa para testar o consumo crescente de cervejas nos dias de jogos, no meio da semana, e estendeu o estudo para um bimestre. A franqueadora registrou crescimento das vendas do produto em 27% entre a primeira e a segunda semana e de quase 30% na comparação entre a quinta e a sexta semana de observação.

Para Ana Paula Moraes, cofundadora e diretora-geral da Honest Market Brasil, os dados surpreenderam por causa das proporções. “É claro que, no Brasil, existe essa cultura de que a quarta-feira é dia de jogo, um momento de relaxar e torcer com os amigos. Também é automático que se pense no consumo de cerveja neste dia da semana. O que nos surpreendeu, de fato, foi a proporção que isso tomou. É uma evolução muito grande no faturamento geral das unidades e indica uma mudança brusca e importante no comportamento do consumidor”, comenta.

As unidades da HMBR funcionam majoritariamente em condomínios e prédios residenciais e contam com um sistema de monitoramento que permite aos franqueados acompanharem as vendas de suas lojas em tempo real.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Instituto Campus Party inaugura 3 unidades de programa para ampliar acesso à tecnologia

Próxima Postagem

Patrocinadoras do BBB 24 registram aumento de vendas, buscas e menções nas redes sociais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
BBB

Patrocinadoras do BBB 24 registram aumento de vendas, buscas e menções nas redes sociais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.