Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home NRF Retail's Big Show

Da IA ao varejo, saiba como a China está mudando a forma de fazer negócios

Realidade tem sido responsável pela colocação, no mercado, de soluções pragmáticas e, não raro, mais acessíveis

Aiana Freitas de Aiana Freitas
28 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Da IA ao varejo, saiba como a China está mudando a forma de fazer negócios

A cultura e o modelo de negócios da China estão revolucionando áreas que vão da tecnologia ao varejo. Enquanto as empresas e projetos ocidentais surgem geralmente de iniciativas isoladas ou dentro de universidades, o ambiente de negócios da China é caracterizado pela força do planejamento governamental e muitas empresas são guiadas por financiamentos e outros benefícios. Essa realidade tem sido responsável pela colocação, no mercado, de soluções pragmáticas e, não raro, mais acessíveis.

O resultado pode ser visto por meio de iniciativas como o chatbot da DeepSeek, que movimentou o mercado financeiro no início desta semana, e pelo sucesso de plataformas de e-commerce como AliExpress, do Grupo Alibaba, e Temu – ambas presentes no Brasil.

“Existe uma diferença de mindset ligada à origem do negócio. Quando a Amazon surgiu, ela comprava e vendia produtos pela internet, e depois criou o modelo de marketplace. Hoje, ela tem os dois modelos: de compra e venda e de marketplace. O Alibaba já surgiu com o modelo de marketplace, como uma grande empresa de tecnologia que compra e vende produtos de terceiros. O marketplace é naturalmente mais colaborativo porque depende de todo um ecossistema”, explica In Hsieh, sócio da Gouvêa China Desk.

In Hsieh foi um dos palestrantes do Retail Trends Pós-NRF 2025, promovido pela Gouvêa Experience em São Paulo nesta terça, 28. O evento traduziu, para o mercado nacional, os aprendizados da NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo das Américas, que foi realizado em janeiro em Nova York, nos Estados Unidos. Ambos os eventos contaram com cobertura completa da Mercado&Consumo.

As ferramentas da DeepSeek foram, de acordo com a empresa, desenvolvidas com um custo muito mais baixo e utilizando menos recursos do que os de concorrentes. Treinar o R1 custou US$ 5,6 milhões, valor que exclui gastos com pesquisa e desenvolvimento, mas que é significativamente menor em comparação com a faixa de US$ 100 milhões a US$ 1 bilhão citada no ano passado pelo CEO da rival americana Anthropic para criar um modelo parecido. É muito menos, também do que bilhões de dólares que a OpenAI e a Oracle se comprometeram a investir na iniciativa Stargate para impulsionar o setor de IA nos EUA.

Tudo isso vai ao encontro do ambicioso plano China Standards 2035, que tem um foco maior nas novas tecnologias que devem definir a presente e a próxima décadas, como 5G, Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas (IoT). “O ano de 2025 promete ser o ‘ano da virada’, e esse momento pode ser o início desse processo”, diz In Hsieh.

Confira, a seguir, entrevista exclusiva que o executivo concedeu à Mercado&Consumo sobre esse e outros temas durante o Retail Trends Pós-NRF 2025.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

X anuncia parceria com Visa para permitir pagamentos e carteira digital na plataforma

Próxima Postagem

Nigéria, México e EUA abrem mercado para produtos agropecuários do Brasil

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Nigéria, México e EUA abrem mercado para produtos agropecuários do Brasil

Nigéria, México e EUA abrem mercado para produtos agropecuários do Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.