Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Jogo do Brasil na Copa do Mundo esfria as vendas da Black Friday

Os consumidores focaram na busca da renovação do guarda-roupa, em itens como calças, blusas, calçados

Redação de Redação
27 de novembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Jogo do Brasil na Copa do Mundo esfria as vendas da Black Friday

A Copa do Mundo desacelerou o interesse do consumidor pela Black Friday. Sem grandes descontos em produtos que o público já sinalizava interesse desde o mês de agosto, como eletrodomésticos, linha branca, eletroeletrônicos e eletroportáteis, os consumidores focaram na busca da renovação do guarda-roupa, em itens como calças, blusas, calçados, camisetas e perfumaria.

Segundo balanço feito pelo Reclame Aqui, os níveis de acesso e reclamações ao site caíram 80% no dia do jogo do Brasil, véspera da Black Friday.

“O jogo do Brasil atrapalhou a estratégia das empresas na Black Friday, afetou o interesse dos consumidores na data e fez o acesso ao site do Reclame Aqui oscilar. Na sexta-feira, se estabilizou e, ao longo do dia oficial, os níveis se aproximaram daqueles registrados na promoção de 2021. E, a partir das 10h de sexta-feira até superaram as queixas do ano anterior, mas em um máximo de 7,3% à noite”, afirma o cofundador e CEO do Reclame Aqui, Edu Neves.

De 2020 para cá, os brasileiros viveram várias Black Fridays, que acompanharam sua mudança de comportamento. A de 2020 foi a da pandemia, com foco em itens como móveis, eletrodomésticos e artigos de cozinha. A de 2021 ficou conhecida como a da “mercearia”, quando os brasileiros compraram itens de supermercado.

E, agora em 2022, as compras foram concentradas em produtos de vestuário para sair de casa, literalmente. E com tickets médios mais baixos. Apesar de os tickets mais altos de compras terem se elevado durante a sexta-feira oficial de Black Friday, eles não conseguiram acompanhar a demanda por artigos mais baratos, como calças, blusas, tênis e perfumes.

Crescimento do Pix 

Meio de pagamento que estreou no Brasil há pouco mais de um ano, o Pix já representa 24,6% das compras feitas pelos consumidores, ficando atrás apenas do pagamento com cartão de crédito (58,6%), segundo pesquisa feita pelo Instituto Reclame Aqui no início da noite de sexta-feira, com 1.001 usuários da plataforma.

De acordo com Neves, a adoção do Pix como forma de pagamento aumenta a necessidade de o consumidor pesquisar a reputação e a confiabilidade das lojas.

“O Pix não dá marcha ré. Se o consumidor pagou, não vai recuperar o dinheiro. Já com pagamentos no cartão, existe a possibilidade da recuperação do valor pago.  O Pix atendeu aqueles consumidores que compraram ofertas com valores mais baixos, pagamento à vista/desconto. Já o cartão de crédito supriu a necessidade de quem comprou mercadorias de valor elevado, com necessidade de parcelamentos mais longos”, afirma Neves.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Contas para crianças ganham fôlego no País e viram novo filão para bancos

Próxima Postagem

Ângela, assistente virtual do Instituto Avon, ganha voz por protagonismo feminino

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Ângela, assistente virtual do Instituto Avon, ganha voz por protagonismo feminino

Ângela, assistente virtual do Instituto Avon, ganha voz por protagonismo feminino

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.