Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

iCarros, Mercado Livre e OLX se unem em campanha contra fraudes online

Empresas alertam sobre os principais golpes do mercado e como os usuários podem se proteger

Redação de Redação
27 de outubro de 2021
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
iCarros, Mercado Livre e OLX se unem Tentativas de fraude no e-commerce brasileiro sobem 66% em agosto, mostra Equifax BoaVista
[the_ad id="169690"]

As plataformas de compra e venda online iCarros, Mercado Livre e OLX se reuniram para lançar uma campanha de educação digital. A Semana da Segurança é realizada simultaneamente nas três plataformas e nas redes sociais das companhias até 29 de outubro, alertando sobre as principais fraudes e golpes do mercado e como os usuários podem se proteger.

[the_ad id="138406"]

Uma pesquisa realizada pelas três plataformas identificou que 42% das pessoas preferem negociar a compra ou a venda de um item por aplicativos de mensagem (como o WhatsApp). Apesar da facilidade, esse também pode ser o canal preferido dos fraudadores, que adotam ambientes digitais em que não poderão ser rastreados e não deixam registros de suas atuações. Além disso, as vítimas não recebem alertas de segurança durante a abordagem, como ocorre quando estão nos chats ou ambientes das plataformas.

Já 41,6% dos respondentes afirmam que se sentem confortáveis em compartilhar o número de telefone, que pode ser utilizado, por exemplo, para que os fraudadores façam contato se passando pelas empresas e roubem dados ou clonem o aplicativo de mensagens do usuário idôneo. Além disso, 25,5% passam o nome completo, 21% o endereço de e-mail e 4% não veem problema em compartilhar seus dados bancários.

Quando questionados sobre quais medidas fazem para terem negociações mais seguras pela internet 26% declararam que preferem concluir a negociação presencialmente, 24% verificam antes o perfil do vendedor, 22% não compartilham os dados pessoais, 12% não compartilham pins ou senhas e 9% utilizam apenas os chats das plataformas.

‘Engenharia social’

A pesquisa indica que, apesar de conhecerem algumas medidas de segurança, muitos acabam não as aplicando no dia a dia e ficam mais suscetíveis às fraudes.

“Entendemos que, além de investir nas melhores ferramentas tecnológicas para garantir a segurança de dados, precisamos reforçar continuamente a segurança na ponta: queremos que o nosso cliente consiga se defender de abordagens fraudulentas, especialmente as que envolvem ‘engenharia social’. É importante orientarmos para que as pessoas realizem ações de compra e venda em sites confiáveis e mantenham atualizados os sistemas e aplicativos do computador ou celular, além de nunca fornecer dados confidenciais espontaneamente a ninguém e se atentar para não clicar em links suspeitos, ofertas tentadoras ou prêmios”, comenta Leandro Menegazzo, diretor de Tecnologia do iCarros.

Na campanha, as empresas disponibilizam para as pessoas em suas redes sociais informações sobre negociações seguras e como identificar possíveis golpes e fraudes, com textos e vídeos, além de uma página exclusiva sobre o tema.

Confira abaixo medidas para se prevenir da ação dos fraudadores:

  • Evite concluir transações quando estiver fazendo outras tarefas; isso faz com que as pessoas não se atentem aos detalhes e a informações incorretas – sendo, inclusive, uma tática do fraudador;
  • Proteja seus dados. Evite colocar ou passar informações pessoais – como número de RG, CPF e dados bancários – em sites não confiáveis;
  • Fique atento aos e-mails recebidos dos sites. E-mails oficiais da empresa normalmente usam o nome da marca e não informações genéricas ou domínio de e-mails gratuitos;
  • Empresas também costumam ter o WhatsApp verificado, um selo de confirmação de que aquela conta é idônea. Se o selo não existir, desconfie;
  • Negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda e evite aplicativos de mensagem. Fraudadores preferem ambientes digitais em que não poderão ser rastreados;
  • Recebeu um comprovante de pagamento por mensagem ou e-mail? Desconfie, confira diretamente no banco ou na carteira digital se o valor já foi computado e confira o status da transação na plataforma onde está negociando;
  • Só entregue o produto após a confirmação do pagamento;
  • Desconfie de compradores apressados; essa é uma das táticas utilizadas usadas nas fraudes para que a pessoa entregue o produto antes da confirmação do pagamento;
  • No caso de automóveis, verifique toda a documentação. Negocie diretamente com o proprietário ou vendedor autorizado e não realize depósitos antecipados;
  • No WhatsApp, ative o segundo fator de segurança e em hipótese alguma compartilhe o código de segurança com outras pessoas.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Relatórios já começam a prever recessão para 2022

Próxima Postagem

Cinco dicas para preparar a infraestrutura da sua empresa para a Black Friday

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Cinco dicas para preparar a infraestrutura da sua empresa para a Black Friday

Cinco dicas para preparar a infraestrutura da sua empresa para a Black Friday

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.