Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Cinco dicas para preparar a infraestrutura da sua empresa para a Black Friday

Problemas de instabilidade ou de carregamento na plataforma podem comprometer a jornada do consumidor

Redação de Redação
27 de outubro de 2021
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Cinco dicas para preparar a infraestrutura da sua empresa para a Black Friday

Não conseguir vender para quem quer comprar. Esse, sem dúvida, é um dos fatores que tiram o sono de um líder do setor de varejo, principalmente em períodos estratégicos do ano. Às vésperas da Black Friday, revisar e reforçar a infraestrutura de TI pode fazer a diferença. Para se ter uma ideia, no ano passado, durante cinco dias de Black Friday, as vendas online somaram R$ 5,1 bilhões, o que representou uma alta de 31%, na comparação com 2019, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Com a mudança de perfil do consumidor por conta da pandemia, é no ambiente digital que muitas negociações vão acontecer na Black Friday. Além disso, é pela internet que muitos consumidores também consultam preços e pesquisam mais informações dos produtos e serviços que desejam adquirir.

Ou seja, uma infraestrutura de TI inadequada pode colocar o seu negócio em risco por diversos motivos. Ela pode, por exemplo, ser a responsável pelo abandono de uma compra quando o cliente se deparar com problemas de instabilidade ou de carregamento na plataforma ou quando encontrar uma jornada de compras com muitas etapas ou excessivamente burocratizadas.

“Nesse cenário, a minha aposta é que sairá na frente o varejo que, além de ofertas realmente atrativas, ofereça a melhor experiência, mais fluida, customizada e segura para o cliente. Lembre-se de que, no ambiente da internet, o seu concorrente não é mais o varejo da esquina. Ele pode estar em qualquer lugar do Brasil ou do mundo”, afirma Jane Greco, diretora na MPE Soluções.

Confira os cinco itens que devem estar no radar para tornar sua infraestrutura mais preparada para picos que devem ocorrer na Black Friday:

Escalabilidade da infraestrutura

Verifique com antecedência se a sua infraestrutura está preparada para suportar esses altos picos de acesso ao site, ao banco de dados ou à plataformas de venda, de forma que não gere lentidão ou erro no carregamento das páginas e, consequentemente, queda de produtividade dos usuários, estresse dos clientes ou abandono de compras. Ainda há tempo para ajustar isso e aproveitar os últimos grandes momentos de vendas de 2021.

Filas de espera

Para evitar a queda do site por excesso de acessos, muitas marcas optam pelo sistema de fila de espera virtual. Na prática, um programa limita o número de visitantes simultâneos a um ambiente, coloca os usuários excedentes para aguardar a sua vez de entrar e vai liberando-os, pouco a pouco, conforme novas vagas vão surgindo. Pode não ser a melhor opção, mas é uma forma de minimizar perdas.

Gestão de tráfego

Principalmente em períodos estratégicos para o varejo, é útil manter, minuto a minuto, a gestão do tráfego no site, no banco de dados e nas plataformas de vendas. O objetivo é corrigir alguma ação inadequada, indevida ou suspeita e, ainda, ter maior rapidez de reação diante de um incidente. Esse tipo de gestão pode ser terceirizada com empresas especializadas de modo a manter o foco de sua equipe de TI no core business da empresa.

Plano de tratamento de incidentes

Para garantir a continuidade do negócio no ambiente digital, é fundamental que a marca tenha um plano de tratamento de incidentes. A ideia é que, esse documento contenha as principais ameaças ao ambiente e as ações preventivas e corretivas para cada uma delas. Nessa etapa, considere políticas de privacidade, além de exigências de normas importantes, como as impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Estabilidade do provedor

Reveja e, se necessário, adeque o seu acordo com o provedor, prevendo picos de acesso aos seus ambientes digitais. É importante que, neste acordo, estejam previstos itens como estabilidade e capacidade de suportar picos de acesso e como o ambiente será reestabelecido em caso de queda da página.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

iCarros, Mercado Livre e OLX se unem em campanha contra fraudes online

Próxima Postagem

Zaffari, Muffato e Atacadão são varejistas alimentares com melhor avaliação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Zaffari, Muffato e Atacadão são varejistas alimentares com melhor avaliação

Zaffari, Muffato e Atacadão são varejistas alimentares com melhor avaliação

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile