A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Ericsson anunciou nova CTO; a Zenvia confirmou novo CFO e DRI; e a Motim apresentou novo diretor de Operações, líder de Produto e outras promoções de lideranças internas.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Ericsson
A Ericsson anunciou Andrea Faustino como nova chief technology officer (CTO) para o Cone Sul da América Latina. Em sua nova posição, Andrea será responsável por representar a visão tecnológica da empresa na região.
Com mais de 20 anos de experiência em liderança nas áreas de vendas, pré-vendas e entrega de soluções de tecnologia, Andrea possui trajetória consolidada nos setores de telecomunicações e tecnologia da informação. Ao longo de sua carreira, atuou em nível regional e global, liderando equipes multidisciplinares e impulsionando transformações digitais.
Na Ericsson, ela já exerceu funções como VP de Digital Services, diretora de Core & Cloud Pre-Sales and Delivery e diretora de Pre-Sales IP & Network Applications, além de atuar em gestão de portfólio, marketing de produto e soluções para clientes.
Zenvia
A Zenvia Inc. anunciou Piero Rosatelli como novo diretor financeiro (CFO) e de relações com investidores (DRI). Ele assume a posição com o objetivo de fortalecer a gestão financeira e estratégica da companhia.
Rosatelli foi sócio executivo da Oria Capital e renunciou ao cargo de membro do conselho da Zenvia. Atualmente, atua nos conselhos da Tolife e da Interplayers Soluções Integradas, e anteriormente integrou o conselho da Argo Solutions.
Iniciou sua carreira em investimentos em tecnologia há doze anos e conduziu mais de vinte transações no setor. Sua experiência também inclui passagens por banco de investimentos e pela área financeira e de planejamento estratégico da varejista C&A. Piero é bacharel em administração de empresas e possui MBA pelo Insper.
Motim

A Motim anunciou mudanças em sua estrutura organizacional, com Arthur Pradella como novo diretor de Operações, responsável por conduzir as estratégias de todas as áreas operacionais da empresa. Com 18 anos de experiência, Pradella liderou projetos de relações públicas, gestão de crise, media training, planejamento estratégico e integração de equipes.
Outra novidade é a chegada de Michel Marechal como líder de Produto, função para a qual leva 12 anos de experiência no mercado de comunicação.
Além disso, a Motim promoveu líderes internos: Caroline Tondato assumiu como PR Manager, liderando o time de especialistas e o planejamento estratégico dos clientes de assessoria de imprensa; Rafaela Meiken passa a liderar a área de Conteúdo de Marca (CoM), responsável por projetos de marketing de conteúdo, estratégia de marca e produção de ativos digitais; e Suria Barbosa lidera o time de LinkedIn PR, conduzindo processos e projetos direcionados aos clientes.
Ingram Micro
A Ingram Micro anunciou Carla Santos como nova vice-presidente e chief country executive (CCE) no Brasil. Como CCE, Carla trabalhará com sua equipe para fortalecer a posição da empresa no mercado brasileiro, expandir parcerias e impulsionar a inovação digital, com foco em engajamento.
Ela também buscará gerar e capturar mais valor para clientes e fabricantes por meio do gêmeo digital da Ingram Micro, o Xvantage, contribuindo para a transformação digital da companhia.
Com mais de 14 anos de experiência na Ingram Micro, Carla liderou iniciativas estratégicas no Brasil e na América Latina, incluindo software, cloud e soluções digitais. Reconhecida por sua gestão inovadora e premiada pelo CRN Women of the Channel, sua atuação foi fundamental para acelerar a adoção de soluções em nuvem e desenvolver parcerias estratégicas com grandes fabricantes globais.
99Pay
A 99Pay anunciou Luis Zan como novo head de Avaliação de Risco e Prevenção a Fraudes no Brasil. O executivo assume a função com o objetivo de fortalecer os mecanismos de proteção ao cliente e aprimorar a segurança da conta digital.
Com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, Zan construiu carreira atuando em bancos, fintechs, e-commerces e processadoras de cartões de crédito, sempre com foco na segurança do cliente e no combate ao crime eletrônico. Sua trajetória inclui passagens por empresas como XP Inc. e Magazine Luiza.
Além disso, sua atuação estará voltada para reduzir atritos na experiência do usuário por meio do conceito de Smart Friction, que permite detectar comportamentos atípicos sem comprometer a agilidade das transações.
Farmácia Indiana
A Farmácia Indiana anunciou Jaqueline Ventura como nova gerente executiva de Marketing e Consumer Experience. A contratação acompanha o movimento de expansão da companhia, que tem como meta alcançar 500 lojas nos próximos anos.
A executiva possui mais de 23 anos de experiência na construção de marcas, Jaqueline possui expertise em CRM e na condução de estratégias de posicionamento e branding em grandes players do setor.
Com bacharel em marketing pela Estácio e pós-graduada em gestão de negócios pelo Ibmec, Jaqueline atuou em empresas como Drogarias Pacheco, Pague Menos, Poupafarma e Profarma, combinando conhecimento acadêmico com experiência prática em marketing estratégico.
Logan
A Logan anunciou Maurício Durães como novo key account manager. O executivo assume a função trazendo experiência sólida em gestão comercial, planejamento e produtos de mídia, com passagens por agências como Digitas (Publicis Group), Babel-Azza, Edelman e W3haus, além de publishers como Omelete, Grupo Perfil e Billboard.
Durães é reconhecido por conectar marca, conteúdo e performance, com experiência em planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos e formatação de ofertas comerciais, além de gestão de carteira e parcerias em segmentos como entretenimento, games, esportes e cultura pop.
Formado em publicidade, com MBA em transformação digital e pós-graduação em vendas, Maurício alia visão analítica à execução comercial, reforçando seu foco em usar dados para gerar cases relevantes e resultados escaláveis para as marcas.
Imagem: Divulgação/LinkedIn



