Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Brasileiros veem marcas como responsáveis pela percepção corporal

Estudo “Sem Cabimento” revela que as marcas influenciam no bem-estar e na formação de identidades dos brasileiros

Redação de Redação
27 de agosto de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Brasileiros acreditam que marcas têm responsabilidade sobre percepção das pessoas com o corpo

Para 83% dos brasileiros, as marcas têm responsabilidade sobre como as pessoas se sentem em relação a seus corpos. Segundo a pesquisa realizada pela Dubu, consultoria de estratégia para marcas e negócios, os setores que afetam mais positivamente a percepção sobre os corpos são o de saúde e bem-estar (41%), moda e vestuário (38%) e alimentos e bebidas.

Batizado de “Sem Cabimento”, o estudo apontou como as marcas influenciam no bem-estar, na formação e na manutenção de identidades dos brasileiros. O levantamento foi realizado com pessoas entre 16 e 50 anos em todo o Brasil, com recortes sobre quais setores são vistos de maneira mais positiva e negativa em relação a como as marcas impactam os corpos no Brasil.

Quando questionados sobre os segmentos que influenciam mais negativamente, mídia e entretenimento lideram a lista, com 54%. Muito vinculado à publicidade, o setor foi apontado como aquele com influência mais negativa por 57% da geração Y. Já entre aqueles que pertencem à geração Z, o percentual foi de 53%. O estudo revela ainda que 88% dos entrevistados não se identificam ou apenas se identificam parcialmente com os modelos e atores que atuam em propagandas – e que apenas 12% se identificam totalmente com as pessoas retratadas na publicidade.

Na sequência dos setores que mais influenciam negativamente as percepções sobre os corpos, surgem saúde e bem-estar (41%) e moda e vestuário (38%). “Os brasileiros não têm uma visão uniforme sobre como as marcas influenciam seus corpos, inclusive dentro dos mesmos setores.As marcas de sucesso serão aquelas que promovem conexões únicas que reconhecem essa questão, seja pela comunicação, seja pela diversidade de seus portfólios”, explica Julia Guilger, sócia e cofundadora da Dubu.

Marcas e corpos

O levantamento ainda traz um recorte sobre quais são as marcas que realizam os melhores trabalhos em relação aos corpos das pessoas. Entre a geração Y, as mais citadas espontaneamente pelos entrevistados foram Natura (16%), Boticário (11%), Nike (8%), Nestlé (7%) e Adidas (6%). Ao todo, 42% não souberam responder. Já entre a geração Z, foram mais citadas Nike (13%), Natura (6%), Boticário (5%), Ambev (5%) e Nestlé (4%). Neste recorte, 61% não souberam responder. Ao todo, mais de 60 marcas foram citadas.

Os entrevistados ressaltaram que entre as principais causas que as marcas devem se preocupar e contribuir em relação aos corpos das pessoas estão iniciativas de apoio à saúde das pessoas (35%), criação de produtos que respeitem a diversidade de corpos (33%), iniciativas de apoio à saúde mental (29%), fim da manipulação de imagens na publicidade (24%), campanhas contra distúrbios alimentares (21%) e a realização de propagandas mais inclusivas (20%).

“Há um espaço significativo para melhorar o relacionamento entre as marcas, os brasileiros e seus corpos”, nota Ivan Scarpelli, sócio e cofundador da Dubu. “A produção de experiências que privilegiam a multiplicidade dos corpos, respeitando seus limites e desejos é fundamental nessa aproximação. Esta afirmação é particularmente notada na Geração Z, que privilegia retratos e vivências autênticas que rejeitam a ideia de padronização de imagens e discursos”.

A pesquisa também revela que os segmentos de esportes e cosméticos são os de melhor reconhecimento pela população quando o tema é a proximidade e relevância para os corpos – uma constatação que passa pela questão de multiplicidade de ofertas, além de acesso e capacidade de expressão oferecidas para os consumidores.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Carteira digital da Shopee integra chave-Pix e realiza transações financeiras fora do aplicativo

Próxima Postagem

Coca-Cola, C&A e Heineken são as marcas mais desejadas por creators no Rock in Rio

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Coca-Cola, C&A e Heineken são as marcas mais desejadas por creators no Rock in Rio

Coca-Cola, C&A e Heineken são as marcas mais desejadas por creators no Rock in Rio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile