Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Falta de leite longa vida nos supermercados chega a 22,7% e bate recorde em julho

Outro item que registrou alto índice de interrupção em julho foi o papel higiênico

Redação de Redação
27 de agosto de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Falta de leite longa vida nos supermercados chega a 22,7% e bate recorde em julho

A indisponibilidade do leite UHT nas prateleiras das redes de mercados, supermercados e atacarejos bateu recorde em três anos e meio, atingindo 22,7% em julho. É o maior índice de falta de leite nas gôndolas desde janeiro de 2019, de acordo com o indicador divulgado mensalmente pela Neogrid, empresa especializada em soluções em inteligência artificial para as cadeias de suprimentos.

A boa notícia é que o leite deve voltar a apresentar preços mais baixos em curto prazo. “No momento, o varejo não está querendo comprar porque não está vendendo muito e não quer correr riscos. No entanto, daqui a pouco, as indústrias devem começar a fazer promoções e o varejo percebe isso”, afirma o diretor de Customer Success da Neogrid, Robson Munhoz.

Outro item que registrou alto índice de interrupção em julho foi o papel higiênico, com 16,4%, contra 10,4% em junho. Esse foi o maior salto entre as categorias no período e decorre da ruptura por mix, quando o comerciante se é realmente necessário adquirir várias marcas em um cenário de preços elevados.

“Se o estabelecimento tem três ou quatro fabricantes de papel higiênico, passa a trabalhar com dois. Ele vai reduzir um pouco a oferta esperando uma recomposição do preço no mercado”, explica Munhoz.

Índice geral

Já o Índice de Ruptura Geral apresentou ligeira alta em julho, de 11,30%, comparado aos 11% registrado em junho. Os estoques e as vendas por unidades também aumentaram um pouco nas redes de supermercados.

Embora em um contexto de deflação de 0,68%, registrada em julho pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os preços dos alimentos subiram 1,30% no período, segundo o indicador do IBGE.

“O índice de ruptura em julho evidencia a manutenção do processo do varejista comprar somente o que está vendendo com medo de vir mais aumento, mas ele também está segurando com receio da deflação”, analisa Munhoz.

Ovos seguem em destaque na cesta de proteínas

Uma outra pesquisa, da Horus, empresa de inteligência de mercado, identificou as categorias de alimentos que tiveram destaque no mês de julho.

Pelo levantamento, ovos, linguiça e frango tiveram aumento na presença do carrinho de compras, funcionando como substitutos em face do aumento do preço da carne bovina.

Os ovos também são destaque na cesta de consumo, já que representam a opção mais barata da cesta de proteínas, impulsionando um crescimento de presença do item nos carrinhos. Os dados mostram que o item teve aumento de preço em 18,7% na comparação com o primeiro semestre do ano passado e esteve presente em 14% das compras dos brasileiros.

Já o frango registrou 21% de incidência em 2022 e foi a proteína mais presente na lista de compras no primeiro semestre, com alta de 20,9% no preço médio na comparação com o mesmo período de 2021.

Dentre as proteínas analisadas, a carne suína foi a única que teve queda no preço médio, chegando ao valor de R$ 17,36 no primeiro semestre de 2022, e ainda teve aumento de presença nos carrinhos.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Danielle Bibas é a nova VP de Marketing do Grupo Petrópolis; confira mais movimentações

Próxima Postagem

McDonalds realiza 34º edição do McDia Feliz neste sábado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
McDia Feliz

McDonalds realiza 34º edição do McDia Feliz neste sábado

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile