Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Inovações em meios de pagamento e live commerce estão fazendo barulho no varejo chinês

Diretora do AliExpress Brasil revelou cinco grandes tendências do varejo na China e como elas podem influenciar o mercado brasileiro

Gustavo Grohmann de Gustavo Grohmann
27 de julho de 2023
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Inovações em meios de pagamento e live commerce estão fazendo barulho no varejo chinês
[the_ad id="169690"]

Imagine ir passar alguns dias em um outro país e não se preocupar em carregar nenhuma nota sequer da moeda local. Foi o que Briza Bueno, diretora do AliExpress Brasil, fez em sua última visita à China, encorajada pelo avanço do varejo chinês em novas tecnologias de meios de pagamento.

[the_ad id="138406"]

“Resolvi ter essa experiência e sair daqui do Brasil sem uma nota sequer de Yuan. E deu muito certo. Foi só fazer os cadastros para o débito em conta”, contou Briza ao finalizar seu painel no Fórum E-commerce Brasil 2023: ‘Futuro do Retail – desvendando tendências inovadoras na China’.

“Por lá é supernormal você ir a um restaurante, abrir o cardápio pelo QR code e escolher o seu pedido. Só que diferentemente do que acontece aqui no Brasil, ao clicar no prato escolhido, automaticamente ele já debita da sua conta, muitas vezes após o reconhecimento fácil. Essa é a tecnologia de meio de pagamento da vez no varejo chinês”, contou a executiva.

Com uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas, atualmente estima-se que 911 milhões de pessoas na China utilizam o reconhecimento facial como meio de pagamento. Fácil, rápido e sem o famoso ‘toque’, que apavorou o mundo, principalmente os chineses, no período de pandemia.

Quem também está explodindo e fazendo muito barulho no mercado chinês é o Live Commerce, segmento de e-commerce que movimenta 20% do mercado online chinês. A principal plataforma de varejo online ao vivo por lá é o Taobao, que tem inúmeros cases de sucesso.

Conhecido como ‘Rei do Batom’, Austin Li é um dos fenômenos chineses do Live Commerce. Ele chegou a fazer uma live de 12 horas, experimentando mais de 300 batons e arrecadando mais de 1,6 bilhão de dólares em venda.

“O Live Commerce é hoje um grande destaque no mercado chinês. Um dos grandes tipos de varejo na China. Aqui no Brasil ele já vem acontecendo, mas de maneira mais tímida. Tudo depende muito do público. E o brasileiro parece que ainda não se encantou com o Live Commerce”, revelou Briza.

Mais tendências do varejo chinês

Além dos avanços nos meios de pagamento e nesse verdadeiro boom do Live Commerce, Briza Bueno trouxe em seu painel no Fórum E-commerce Brasil outras três grandes tendências do varejo chinês que podem acabar inspirando os mercados pelo mundo.

Smart Stores – “São aquelas lojas que conseguem navegar bem pelo on e pelo offline. É o digital sendo a extensão do físico e vice-versa. Utilizar as lojas físicas como centro de distribuição para vendas online. São muitas variáveis”, conta Briza.

Key Opinion Consumer – “É a influência dos influencers. Isso funciona muito bem, principalmente em um varejo mais nichado, onde aquele especialista vai acabar influenciando os interessados naquele tema. Eles acabam sendo muito valorizados pela autenticidade e pelas experiências reais que compartilham com seus seguidores”, revela a executiva.

Social Commerce – “É basicamente uma relação social com o e-commerce e como isso pode ser feito em diferentes canais. É um modelo de compra onde são usadas ferramentas sociais e engajamento com os amigos. Compras em grupo, desafios entre conhecidos gerando descontos. É um engajamento social com o varejo”, finaliza Briza.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Hershey registra lucro líquido de US$ 407 milhões no 2º trimestre, alta de 29,4%

Próxima Postagem

Bradesco disponibiliza conta global para todos os clientes

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Bradesco disponibiliza conta global para todos os clientes

Bradesco disponibiliza conta global para todos os clientes

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.