Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Ecossistemas de dados podem levar a ganhos financeiros de até 9%

Segundo a Capgemini, benefícios são obtidos com economia de custos, novos fluxos de receita e melhorias de produtividade

Redação de Redação
27 de julho de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Ecossistemas de dados no Brasil Quando se olha especificamente para o Brasil, o mercado de ecossistema de dados ainda está no começo, segundo Caue Moresi, líder da Prática de Insights & Data da Capgemini Brasil. Até por isso, existem muitas oportunidades de crescimento, o que já vem acontecendo nos mercados financeiros e de seguros, com o Open Finance, formado pelo Open Banking e o Open Insurance. "Com o compartilhamento e a criação de um ecossistema de dados que passe por diversos mercados, poderemos visualizar uma vasta gama de benefícios, tanto para empresas, quanto para clientes. Essa colaboração permite a 'hiperpersonalização' de serviços e soluções, que estarão voltados para as pessoas de forma mais direcionada - oferecer o produto certo, para a pessoa certa, na hora certa e com o preço justo", afirma Moresi. Integrados e inteligentes Ele cita como exemplo uma empresa produtora de bens de consumo que, em parceria com os varejistas e com o consentimento dos clientes, passa a receber informações de compras, promoções e disponibilidade de produtos, podendo repensar como suas mercadorias são oferecidas, seja nas lojas físicas, seja no e-commerce. A partir de uma análise inteligente, é possível reestruturar a estratégia de vendas para atender da melhor forma as necessidades do público final. "No Brasil, a burocratização de serviços e a falta de órgãos reguladores em diversos mercados ainda é uma barreira a ser enfrentada, mas enxergamos que, nos próximos anos, impulsionados até mesmo com a chegada do 5G, veremos cada vez mais ecossistemas integrados e inteligentes, de forma segura e agilizada para a disponibilização de serviços para clientes de qualquer mercado", complementa. Outro aspecto relevante é o momento de novidade e adequação das culturas e estratégias organizacionais: "Um ecossistema inteligente trará a possibilidade de trabalhos colaborativos entre diferentes empresas com muita riqueza nos conjuntos de dados. A empresa que ganhar destreza no manuseio desses dados agora irá se diferenciar e ganhar novas competências. Futuramente, decisões orientadas a dados serão mandatórias e quem iniciar a experimentação agora terá mais agilidade em gerar insights combinando variáveis de diferentes bancos de informações em toda a cadeia de valor do processo. A hora de iniciar essa jornada é agora, enquanto ainda há muito espaço para o empirismo", acrescenta Moresi.
[the_ad id="169690"]

As organizações envolvidas no compartilhamento, troca e colaboração com dados, como parte de ecossistemas de dados podem obter benefícios financeiros de até US$ 940 milhões, ou 9% de receita anual para uma empresa com um faturamento anual de US$ 10 bilhões. É o que mostra uma pesquisa do Capgemini Research Institute. Nos próximos cinco anos, esses benefícios serão obtidos por meio da economia de custos, novos fluxos de receita e melhorias de produtividade.

[the_ad id="138406"]

De acordo com o relatório “Data Sharing Masters: como organizações inteligentes usam ecossistemas de dados para obter uma vantagem competitiva imbatível” (tradução livre para “Data sharing masters: How smart organizations use data ecosystems to gain an unbeatable competitive edge“), estima-se um adicional de 10 pontos percentuais de vantagem financeira para organizações que atuam com ecossistemas de dados complexos e mais colaborativos, ou seja, que mantêm parcerias que lhes permitem compartilhar informações.

Ainda assim, 61% das organizações se envolvem principalmente em ecossistemas de dados ligados ao compartilhamento simples e baixos níveis de colaboração, e apenas 39% das organizações estão transformando insights baseados em dados em uma vantagem competitiva sustentável.

Ecossistemas de dados no Brasil

Quando se olha especificamente para o Brasil, o mercado de ecossistema de dados ainda está no começo, segundo Caue Moresi, líder da Prática de Insights & Data da Capgemini Brasil. Até por isso, existem muitas oportunidades de crescimento, o que já vem acontecendo nos mercados financeiros e de seguros, com o Open Finance, formado pelo Open Banking e o Open Insurance.

“Com o compartilhamento e a criação de um ecossistema de dados que passe por diversos mercados, poderemos visualizar uma vasta gama de benefícios, tanto para empresas, quanto para clientes. Essa colaboração permite a ‘hiperpersonalização’ de serviços e soluções, que estarão voltados para as pessoas de forma mais direcionada – oferecer o produto certo, para a pessoa certa, na hora certa e com o preço justo”, afirma Moresi.

Ele cita como exemplo uma empresa produtora de bens de consumo que, em parceria com os varejistas e com o consentimento dos clientes, passa a receber informações de compras, promoções e disponibilidade de produtos, podendo repensar como suas mercadorias são oferecidas, seja nas lojas físicas, seja no e-commerce. A partir de uma análise inteligente, é possível reestruturar a estratégia de vendas para atender da melhor forma as necessidades do público final.

“No Brasil, a burocratização de serviços e a falta de órgãos reguladores em diversos mercados ainda é uma barreira a ser enfrentada, mas enxergamos que, nos próximos anos, impulsionados até mesmo com a chegada do 5G, veremos cada vez mais ecossistemas integrados e inteligentes, de forma segura e agilizada para a disponibilização de serviços para clientes de qualquer mercado”, complementa.

Outro aspecto relevante é o momento de novidade e adequação das culturas e estratégias organizacionais: “Um ecossistema inteligente trará a possibilidade de trabalhos colaborativos entre diferentes empresas com muita riqueza nos conjuntos de dados. A empresa que ganhar destreza no manuseio desses dados agora irá se diferenciar e ganhar novas competências. Futuramente, decisões orientadas a dados serão mandatórias e quem iniciar a experimentação agora terá mais agilidade em gerar insights combinando variáveis de diferentes bancos de informações em toda a cadeia de valor do processo. A hora de iniciar essa jornada é agora, enquanto ainda há muito espaço para o empirismo”, acrescenta Moresi.

Empresas querem monetizar dados

O relatório global da Capgemini tem como base uma pesquisa primária com 750 executivos seniores (nível de diretor e acima) de organizações com receita anual global superior a US$ 1 bilhão nos EUA, Europa e APAC (Ásia-Pacífico) que estão atualmente envolvidos no compartilhamento de dados externos. Além disso, a Capgemini também conduziu entrevistas aprofundadas com 30 executivos e acadêmicos da indústria.

Quando se trata dos principais motivadores de negócios para participação em ecossistemas de dados, 54% das organizações declaram um interesse crescente em monetizar dados. Isso ocorre porque esse sistema tem causado um impacto significativo em várias frentes nas organizações: melhorando a satisfação do cliente em 15%, aumentando a produtividade e a eficiência operacional em 14% e reduzindo os custos em 11% ano a ano. A maioria das organizações está otimista sobre os ecossistemas de dados e espera ver o mesmo nível de benefícios nos próximos três anos.

O estudo também descobriu que uma em cada quatro organizações investirá mais de US$ 50 milhões em ecossistemas de dados nos próximos dois a três anos; 76% vão investir mais de US$ 10 milhões. Em média, haverá um investimento de US$ 40 milhões por organização.

O investimento varia muito entre setores e países: 55% das organizações de telecomunicações investirão mais de US$ 50 milhões, enquanto 43% das companhias bancárias o farão. As entidades de saúde e governamentais, no entanto, ficam para trás, com 18% e 7%, respectivamente, investindo mais de US$ 50 milhões. Enquanto isso, os Estados Unidos e o Reino Unido serão os que mais gastam, com mais de uma em cada três organizações em ambas as regiões gastando mais de US$ 50 milhões nos próximos três anos.

Quase metade das organizações pesquisadas (48%) está procurando entrar em novos ecossistemas ou iniciativas, e 84% delas planejam fazê-lo nos próximos três anos. Mais de uma em cada três organizações (36%) estão trabalhando no fortalecimento de iniciativas ecossistêmicas existentes.

“Os dados estão no epicentro da inovação. As organizações que já estão explorando seu potencial estão vendo os benefícios claros que o compartilhamento de dados pode trazer. Eles agora estão olhando além das fontes tradicionais de dados, como agregadores e interruptores de dados, para encontrar insights relevantes e de boa qualidade que impulsionem ainda mais novas ideias, decisões de negócios e, o mais importante, para estender sua vantagem competitiva”, afirma Zhiwei Jiang, CEO of Insights & Data da Capgemini.

Imagem: Bigstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Bolsonaro: botijão de gás poderia ser vendido a R$ 60 ou R$ 70 no máximo

Próxima Postagem

São Paulo tem pior relação entre renda e gastos por domícilio

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Especialista dá 5 dicas para empresas saírem do vermelho

São Paulo tem pior relação entre renda e gastos por domícilio

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.