Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Rede de drogarias aposta em conveniência com vending machine e honest market

FarMelhor leva novos modelos de franquias à ABF Franching Expo, em São Paulo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
27 de junho de 2025
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Rede de drogarias aposta em conveniência com vending machine e honest market

A rede de drogarias FarMelhor está apostando em modelos de franquias que têm como foco, sobretudo, a conveniência. A marca está lançando vending machines e honest markets para comercializar produtos como itens de higiene, primeiros socorros, vitaminas, beleza e cosméticos. Os modelos estão expostos na na ABF Franchising Expo, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em São Paulo,

“O consumidor busca cada vez mais conveniência. No passado, tínhamos apenas o modelo de drogaria de rua. Para estarmos mais próximos do consumidor, a gente pensou uma ultra conveniência, que são as vending machines e os lockers, como chamamos, que funcionam no modelo de honest market, para ambientes de fluxo controlado”, explica Renan Reis, CEO da FarMelhor.

Operações-piloto dessas franquias da rede de drogarias focadas na conveniência estão sendo testadas em restaurantes de grandes rodovias e aeroportos. Mas a ideia é que os modelos sejam levados a locais dos mais diversos. As vending machines podem estar, por exemplo, em hospitais, arenas esportivas, estações de metrô e trens, clubes e faculdades. Os honest markets, em hotéis, condomínios residenciais e comerciais e até salões de beleza.

Quanto custa uma franquia 

O investimento inicial das microfranquias da FarMelhor é estimado a partir de R$ 15 mil para o modelo de honest market e de R$ 50 mil para as vending machines. “Estamos atuando em duas frentes. Uma é o público que busca uma microfranquia para ter um complemento de renda ou até uma renda inicial. A outra são nossos franqueados, que podem potencializar a receita e dar mais visibilidade à marca”, diz Reis.

A rede de drogarias, também pensando na conveniência, coloca QR Codes tanto nas vending machines quanto nos honest markets. O consumidor pode usá-lo para encomendar produtos que não estão disponíveis nesses modelos, como medicamentos. Se o dono da operação já possuir loja tradicional da FarMelhor, o código pode direcionar o cliente para ela; caso contrário, o consumidor pode ser levado para o e-commerce.

A legislação brasileira ainda não permite a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em vending machines. Mas, atualmente, 28,9% do faturamento das farmácias e drogarias no Brasil, o que equivale a cerca de R$ 63,7 bilhões, vêm de produtos não medicamentosos, segundo dados da IQVIA.

O franqueado fica responsável pela reposição dos itens, que são adquiridos em fornecedores homologados. O mix de produtos de cada operação e os preços são definidos com base em pesquisa do perfil de consumo local.

Mais vending machines

As vending machines, incluindo as da FarMelhor, são o destaque do estande da Balcão Urbano na ABF Franchising Expo. A máquina da FarMelhor exibida no evento oferece, além da venda de produtos, uma tela interativa lateral. Ela é voltada para a exibição de anúncios dos produtos que serão comercializados na máquina — uma solução de retail mídia que permitirá geração de receita adicional para o franqueado.

A empresa tem máquinas, também, de venda de snacks, café, livros e outros produtos. Os investimentos nas franquias partem de R$ 69 mil para três máquinas. O franqueado pode escolher vending machines semelhantes ou de segmentos diferentes. Entre as opções da Balcão Urbano, estão marcas como Bites Bebes, TendTudo, Urban Drinks e Nutty Bavarian.

“Temos dois perfis de franqueados: aquele que quer um negócio próprio e aquele que está fazendo a migração de CLT para PJ porque busca mais flexibilidade”, resume Marcel Magalhães, diretor da Balcão Urbano.

A manutenção da máquina é feita pela Balcão Urbano. Cabe ao franqueado fazer a reposição de produtos. Para Magalhães, o grande diferencial da vending machine, para quem está no estágio inicial da jornada empreendedora, é que ela não precisa de funcionário. “Além disso, não há perda de produto e a mudança de local de instalação é extremamente simples. Também não há grandes custos inicias, como aqueles com mobiliário, caixa registradora, autoatendimento ou refrigerador.”

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

O Brasil e o festival de Cannes 2025

Próxima Postagem

Inflação do aluguel: IGP-M recua 1,67% em junho, o menor em dois anos

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Inflação do aluguel: IGP-M recua 1,67% em junho, o menor em dois anos

Inflação do aluguel: IGP-M recua 1,67% em junho, o menor em dois anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile