Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Rede de drogarias aposta em conveniência com vending machine e honest market

FarMelhor leva novos modelos de franquias à ABF Franching Expo, em São Paulo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
27 de junho de 2025
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Rede de drogarias aposta em conveniência com vending machine e honest market

A rede de drogarias FarMelhor está apostando em modelos de franquias que têm como foco, sobretudo, a conveniência. A marca está lançando vending machines e honest markets para comercializar produtos como itens de higiene, primeiros socorros, vitaminas, beleza e cosméticos. Os modelos estão expostos na na ABF Franchising Expo, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em São Paulo,

“O consumidor busca cada vez mais conveniência. No passado, tínhamos apenas o modelo de drogaria de rua. Para estarmos mais próximos do consumidor, a gente pensou uma ultra conveniência, que são as vending machines e os lockers, como chamamos, que funcionam no modelo de honest market, para ambientes de fluxo controlado”, explica Renan Reis, CEO da FarMelhor.

Operações-piloto dessas franquias da rede de drogarias focadas na conveniência estão sendo testadas em restaurantes de grandes rodovias e aeroportos. Mas a ideia é que os modelos sejam levados a locais dos mais diversos. As vending machines podem estar, por exemplo, em hospitais, arenas esportivas, estações de metrô e trens, clubes e faculdades. Os honest markets, em hotéis, condomínios residenciais e comerciais e até salões de beleza.

Quanto custa uma franquia 

O investimento inicial das microfranquias da FarMelhor é estimado a partir de R$ 15 mil para o modelo de honest market e de R$ 50 mil para as vending machines. “Estamos atuando em duas frentes. Uma é o público que busca uma microfranquia para ter um complemento de renda ou até uma renda inicial. A outra são nossos franqueados, que podem potencializar a receita e dar mais visibilidade à marca”, diz Reis.

A rede de drogarias, também pensando na conveniência, coloca QR Codes tanto nas vending machines quanto nos honest markets. O consumidor pode usá-lo para encomendar produtos que não estão disponíveis nesses modelos, como medicamentos. Se o dono da operação já possuir loja tradicional da FarMelhor, o código pode direcionar o cliente para ela; caso contrário, o consumidor pode ser levado para o e-commerce.

A legislação brasileira ainda não permite a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em vending machines. Mas, atualmente, 28,9% do faturamento das farmácias e drogarias no Brasil, o que equivale a cerca de R$ 63,7 bilhões, vêm de produtos não medicamentosos, segundo dados da IQVIA.

O franqueado fica responsável pela reposição dos itens, que são adquiridos em fornecedores homologados. O mix de produtos de cada operação e os preços são definidos com base em pesquisa do perfil de consumo local.

Mais vending machines

As vending machines, incluindo as da FarMelhor, são o destaque do estande da Balcão Urbano na ABF Franchising Expo. A máquina da FarMelhor exibida no evento oferece, além da venda de produtos, uma tela interativa lateral. Ela é voltada para a exibição de anúncios dos produtos que serão comercializados na máquina — uma solução de retail mídia que permitirá geração de receita adicional para o franqueado.

A empresa tem máquinas, também, de venda de snacks, café, livros e outros produtos. Os investimentos nas franquias partem de R$ 69 mil para três máquinas. O franqueado pode escolher vending machines semelhantes ou de segmentos diferentes. Entre as opções da Balcão Urbano, estão marcas como Bites Bebes, TendTudo, Urban Drinks e Nutty Bavarian.

“Temos dois perfis de franqueados: aquele que quer um negócio próprio e aquele que está fazendo a migração de CLT para PJ porque busca mais flexibilidade”, resume Marcel Magalhães, diretor da Balcão Urbano.

A manutenção da máquina é feita pela Balcão Urbano. Cabe ao franqueado fazer a reposição de produtos. Para Magalhães, o grande diferencial da vending machine, para quem está no estágio inicial da jornada empreendedora, é que ela não precisa de funcionário. “Além disso, não há perda de produto e a mudança de local de instalação é extremamente simples. Também não há grandes custos inicias, como aqueles com mobiliário, caixa registradora, autoatendimento ou refrigerador.”

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

O Brasil e o festival de Cannes 2025

Próxima Postagem

Inflação do aluguel: IGP-M recua 1,67% em junho, o menor em dois anos

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Inflação do aluguel: IGP-M recua 1,67% em junho, o menor em dois anos

Inflação do aluguel: IGP-M recua 1,67% em junho, o menor em dois anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.