Foi anunciada nesta sexta-feira, 27, pela organização do Cannes Lions, a retirada do Grand Prix da categoria Creative Data Lions concedido à campanha Efficient Way to Pay, da DM9 para a Consul, segundo matéria publicada no site Exame. A decisão foi tomada após a constatação de que o vídeo enviado para avaliação do júri utilizava conteúdo gerado e manipulado por Inteligência Artificial (IA) para simular eventos reais e resultados da campanha.
O festival declarou que a manipulação violou as regras de representação factual exigidas para a inscrição e comprometeu a integridade do processo de julgamento. A decisão de retirar todos os prêmios associados à campanha foi tomada em conjunto com a agência e os auditores independentes do Cannes Lions.
Após uma revisão interna, a DM9 optou por retirar mais dois cases inscritos: Plastic Blood, criado para a OKA Biotech, e Gold Death, feito para a Urihi Yanomami — ambos também envolvidos em polêmicas relacionadas à veracidade das informações. De acordo com o festival, todas as partes envolvidas reconheceram que os trabalhos não atendiam ao nível de legitimidade necessário. Os prêmios dessas campanhas também serão anulados.
Como resposta ao caso, o Cannes Lions anunciou novas medidas para reforçar os critérios de avaliação diante do uso crescente de conteúdo sintético e IA generativa. As medidas serão acompanhadas por procedimentos formais de fiscalização, que podem incluir desclassificação, divulgação pública e retirada de prêmios.
Após o escândalo, a DM9 anunciou o afastamento do Chief Creative Officer (CCO) e copresidente Ícaro Doria. “A decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro”, declarou em nota
Com informações de Exame.
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