Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Marketing

Cannes Lions retira Grand Prix da DM9 por uso de IA em campanha da Consul

Após o escândalo, a DM9 anunciou o afastamento do Chief Creative Officer (CCO) e copresidente Ícaro Doria

Redação de Redação
27 de junho de 2025
no Destaque do dia, Economia, Marketing, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Publicidade e transformação social: se inspire com os exemplos de Cannes

Foi anunciada nesta sexta-feira, 27, pela organização do Cannes Lions, a retirada do Grand Prix da categoria Creative Data Lions concedido à campanha Efficient Way to Pay, da DM9 para a Consul, segundo matéria publicada no site Exame. A decisão foi tomada após a constatação de que o vídeo enviado para avaliação do júri utilizava conteúdo gerado e manipulado por Inteligência Artificial (IA) para simular eventos reais e resultados da campanha.

O festival declarou que a manipulação violou as regras de representação factual exigidas para a inscrição e comprometeu a integridade do processo de julgamento. A decisão de retirar todos os prêmios associados à campanha foi tomada em conjunto com a agência e os auditores independentes do Cannes Lions.

Após uma revisão interna, a DM9 optou por retirar mais dois cases inscritos: Plastic Blood, criado para a OKA Biotech, e Gold Death, feito para a Urihi Yanomami — ambos também envolvidos em polêmicas relacionadas à veracidade das informações. De acordo com o festival, todas as partes envolvidas reconheceram que os trabalhos não atendiam ao nível de legitimidade necessário. Os prêmios dessas campanhas também serão anulados.

Como resposta ao caso, o Cannes Lions anunciou novas medidas para reforçar os critérios de avaliação diante do uso crescente de conteúdo sintético e IA generativa. As medidas serão acompanhadas por procedimentos formais de fiscalização, que podem incluir desclassificação, divulgação pública e retirada de prêmios.

Após o escândalo, a DM9 anunciou o afastamento do Chief Creative Officer (CCO) e copresidente Ícaro Doria. “A decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro”, declarou em nota

Com informações de Exame.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Bandeira tarifária permanece vermelha patamar 1 em julho, anuncia Aneel

Próxima Postagem

Dengo Chocolates tem nova CEO; confira outras mudanças

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Dengo Chocolates tem nova CEO; confira outras mudanças

Dengo Chocolates tem nova CEO; confira outras mudanças

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile