Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Casas Bahia anuncia volta às origens e fortalece operação de venda de móveis e eletroeletrônicos

A volta do slogan da década de 1970 e do original Ponto Frio também fazem parte do retorno às origens da empresa

Isis Brum de Isis Brum
27 de maio de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Casas Bahia anuncia volta às origens e foca operação em móveis e eletroeletrônicos

O Grupo Casas Bahia volta às suas origens desde o slogan aos negócios que fazem parte do seu ecossistema de varejo, os quais incluem a própria rede Casas Bahia, Extra.com.br, Bartira e Ponto Frio. Este último, também dentro deste processo, recobrou o nome de batismo, após pouco mais de 2 anos com o nome de Ponto.  O foco das vendas será em móveis e eletroeletrônicos, duas categorias que a empresa possui bastante expertise e infraestrutura logística pronta para distribuir.

Fernando Gasparini no Digitail Conference

O anúncio foi feito pelo diretor-executivo do Grupo, Fernando Gasparini, durante a sua palestra “O impacto da omnicalidade na logística do Grupo Casas Bahia”, no Digital Conference, evento realizado pela Gouvêa Experience, nos dias 22 e 23 de maio, no Villaggio JK Eventos, na Vila Olímpia, região sul da capital paulista.

Gasparini contou que, no passado, a empresa ampliou seu portfólio e “passou a vender de tudo”, o que não funcionou para a companhia. O executivo não mencionou os números ou a situação da empresa, porém, não é segredo que o Grupo Casas Bahia entrou com pedido de recuperação extrajudicial com dívidas no valor de R$ 4,1 bilhões. O pedido havia sido pré-acordado com os principais credores, que detêm 54,5% dos débitos e, portanto, deve ser aplicado também aos demais credores pulverizados, dentre eles, pessoas físicas.

“A gente viu que o nosso público remete ao grupo dentro do canal de eletroeletrônicos, de móveis”, disse. “Então, decidimos essa volta ao básico, para o foco da companhia, já que temos uma intensidade de tecnologia implementada e de alta performance, que não precisa de novos investimentos, de novos canais”, completou Gasparini. Para se ter uma ideia da dimensão da capacidade de entrega, 30% dos produtos vendidos online saem direto de uma das lojas físicas para o consumidor.

Segundo ele, a empresa possui ampla experiência de compras e de produtos nos segmentos e infraestrutura logística já pronta para atender a esse canal. “Foi muito natural escolher, num mercado muito mais restrito de caixa, de juros, investir mais no segmento em que já temos um caminho mais fácil de percorrer [em comparação a outros]”, afirmou o executivo.

Em relação ao marketplace da Casas Bahia, o diretor do Grupo disse que os vendedores focados em móveis e linha branca de eletrodomésticos têm tido bastante resultado.

O slogan que marcou os anúncios da Casas Bahia também está de volta. A frase “Dedicação total a você”, de acordo com o diretor, ajudou a companhia a expandir de São Caetano do Sul, no ABC, onde nasceu, para o Brasil, nos anos de 1970 e uma referência na década de 1990 quando Pelé foi contratado embaixador da marca.

Período de reestruturação

A volta ao básico parece fazer parte da reestruturação interna que o Grupo Casas Bahia vem promovendo desde 2023. No final do ano passado, a organização registrou prejuízo de R$ 1 bilhão no quarto trimestre, 513,5% maior do que as perdas no mesmo período de 2022. Foi o sexto trimestre consecutivo em que o resultado líquido da varejista foi negativo.

Em março, quando o comunicado do balanço foi enviado ao mercado, a varejista informou que o quatro trimestre de 2023 ainda estava impactado pelo plano de transformação da empresa, apresentado no segundo trimestre daquele ano.

Renato Franklin, presidente da Casas Bahia, afirmou em março deste ano, à época da divulgação do balanço, que os ajustes de reestruturação não impactariam tanto de janeiro em diante. “Por isso, falamos para o mercado que olhar o início de 2024 será enxergar um carro com motor novo”, disse Franklin, em teleconferência com investidores.

Entre o fechamento de 55 lojas e quatro centros de distribuição, desde o início da reestruturação, um pedido de recuperação extrajudicial e a “volta ao básico”, a Casas Bahia vem consolidando o braço de retail media, lançado com o Casas Bahia Ads, no fim do ano passado, que ampliou o número de anunciantes e incrementou uma nova fonte de renda, e inaugurou, em maio, uma megaloja no Shopping Aricanduva.

Imagens: Shutterstock e Divulgação/André Ribeiro

Postagem anterior

O futuro do varejo se escreve com IA

Próxima Postagem

China estabelece fundo de quase US$ 48 bilhões para impulsionar indústria de chips

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
China estabelece fundo de quase US$ 48 bilhões para impulsionar indústria de chips

China estabelece fundo de quase US$ 48 bilhões para impulsionar indústria de chips

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.