Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A oitava onda de serviços no varejo

Redação de Redação
27 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Há algumas semanas a Amazon lançou nova oferta de serviços através do Amazon Home Services, ampliando alternativas para aumentar sua participação no total de dispêndios de seus consumidores. E, na semana passada, anunciou a ampliação de seus serviços na área de turismo e viagens, que começou a operar em 2012, com o lançamento da Amazon Destinations, nas áreas de Los Angeles, Seattle e Nova Iorque, dentro da mesma lógica.

No primeiro caso, a estratégia envolve cinco grupos de serviços. Para casa, para jardim, serviços automotivos, para eletrônicos e computação e o último grupo oferece lições em diversas áreas, que vão de música a temas específicos. Num primeiro momento, essa oferta está mais concentrada nas áreas de Seattle, San Francisco, Los Angeles e Nova Iorque e a disponibilidade é baseada na localização de acordo com o CEP do cliente ou do local onde o serviço será realizado.

A estratégia da Amazon de incorporar mais serviços em sua plataforma de atuação é absolutamente consistente com a tendência de aumento de dispêndios das famílias com esses itens, especialmente em mercados mais maduros. Vale sempre recordar que nas economias mais desenvolvidas o percentual de comércio e serviços no PIB é de 68% e com tendência de crescimento.

E a empresa inova mais uma vez ao criar uma plataforma de oferta em ambiente digital de serviços pessoais, domiciliares e automotivos, segmentados geograficamente, e agregando valor pelo processo de seleção, certificação e garantia dos prestadores desses serviços com aval de sua marca.

Os prestadores de serviços foram escolhidos e são monitorados pela Amazon e todos devem ter seguros específicos para os serviços oferecidos, bem como atestados de proficiência e qualificação técnica, segundo as especialidades oferecidas.

A incorporação de serviços pagos à oferta de produtos pelo varejo, criando soluções para os consumidores, foi uma das questões tratadas no livro “A Quinta Onda dos Serviços no Varejo” (1ª edição/2007) que posteriormente foi ampliado com a incorporação de duas novas ondas, identificadas em artigo publicado nesta série Momentum e esse movimento protagonizado pela Amazon deve ser caracterizado como a oitava onda nesse movimento.

A ampliação de oferta de serviços pagos integrados com produtos por varejistas tem crescido como resposta natural ao aumento da demanda por parte de consumidores, e, nos mais diversos setores, esse processo tem avançado, sendo marcantes os serviços de treinamento, extensão de garantia e manutenção da Apple, os treinamentos e viagens para práticas de esportes outdoor da REI, os cursos de culinária de redes de supermercados, as instalações de produtos das redes de home centers nos Estados Unidos.

Aqui mesmo no Brasil também é referência a colocação de pisos e revestimentos de algumas lojas e marcas como os feitos pela Portobello ou os projetos e instalação de armários que permitiram a reinvenção da indústria de móveis no Brasil, criando negócios integrados verticalmente e com relação direta com consumidores.

Mas tudo isso sempre caracterizou um imenso desafio para os varejistas.

A questão de sair de sua zona histórica de conforto de comprar e vender produtos para criar e administrar uma rede de prestadores de serviços, entrando na casa ou no escritório dos clientes, carregando a responsabilidade e o aval da marca do varejista, sempre fez arrepiar o pensamento dos dirigentes do setor. E com muita razão.
Mas não é possível fugir dos movimentos estratégicos e estruturais de mercado e coube a um varejista digital romper o processo inercial avançando no temido campo de ofertar serviços pessoais e domiciliares com a garantia da sua marca desconectado da venda de produtos.

O que temos nessa oitava onda é a inversão das lógicas anteriores.

Nas situações anteriores a compra do produto gerava a oportunidade da venda integrada de serviços para sua instalação. Na lógica emergente, o serviço é vendido e opcionalmente poderá haver a venda de produtos envolvendo a prestação de serviços.

O professor de música poderá orientar a venda de instrumentos musicais, o instalador de equipamentos eletrônicos orientará a compra de cabos e conectores, o jardineiro apoiará a compra dos equipamentos para limpeza e manutenção do jardim, assim como o mecânico apoiará as decisões de compra de novos equipamentos ou complementos.

O fator determinante da opção não será o produto em si, mas sim os serviços que criam a solução necessária para resolver o problema do cliente.

E, a partir desse novo quadro, os varejistas mais tradicionais necessariamente irão rever sua oferta de produtos e serviços, em busca de maior integração e, com a inevitável visão de que em cenários cada vez mais competitivos não existe opção, a não ser entregar cada vez mais solução.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Especialista norte-americano em estratégia é confirmado no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Especialista holandês em propaganda online estará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Especialista holandês em propaganda online estará no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile