Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Checkout transparente: por que melhora as conversões?

Redação de Redação
27 de janeiro de 2017
no E-commerce, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

O seu checkout é transparente? Se você tem um e-commerce, praticamente todos os dias busca uma forma de maximizar as conversões e aumentar o retorno do seu investimento. Porém, no Brasil, converter os visitantes de um site em compradores é uma tarefa árdua. Segundo a Ve Interative, a taxa de abandono média do carrinho no e-commerce brasileiro é superior a 83%.

O dado transforma em número o que já sabemos: a grande maioria dos usuários desistem da compra na hora do pagamento. Considerando o custo de aquisição desses visitantes, maximizar a sua conversão se torna crucial para qualquer negócio. Mas, o que pode ser feito para evitar que o visitante desista da compra na última hora?

Aí entra em questão o checkout transparente. O aperfeiçoamento da experiência de usuário on-site é um dos fatores que tem mostrado um grande impacto nas métricas de conversão. Uma parte muito importante dessa experiência é o fluxo de pagamento.

Simplificar o checkout para facilitar a compra é essencial: não pedir dados desnecessários e minimizar o número de passos limitando para, no máximo, três passos. Entretanto, se essa estratégia for complementada com a implementação de um checkout transparente, o objetivo de aumentar as conversões será alcançado mais facilmente sem   gerar um esforço excessivo.

O que é o checkout transparente?

O conceito de checkout transparente está relacionado com a experiência de usuário durante o fluxo de pagamento. O checkout tradicional redireciona o comprador para a página de um intermediário que processa o pagamento, tirando o cliente da loja online e levando-o para uma URL com um domínio externo. Em contrapartida, no checkout transparente o domínio da URL permanece inalterado conforme o comprador avança nas etapas de pagamento.
Como configurar um checkout transparente?

Para obter um checkout transparente é preciso contratar um processador de pagamentos para a loja virtual que ofereça esta opção. A PagBrasil, por exemplo, dispõe de checkout transparente na integração com a API, iFrame e extensões Magento e WooCommerce.

Tecnicamente é possível oferecer um checkout sem redirecionamento da URL se a integração permite que o comerciante se comunique com o sistema do processador de pagamentos no back-end. Com o checkout transparente, a loja online se comunica com a API do processador de pagamentos, enviando os dados e recebendo uma resposta. Então, dentro da mesma página o resultado é mostrado ao comprador com um front-end próprio. Esse tipo de integração permite flexibilidade para configurar o fluxo de pagamento e personalizar a forma na qual o comprador visualiza as informações.

Como afeta a taxa de conversão?

A mudança para o checkout transparente pode aumentar até 30% as conversões de um e-commerce, segundo dados da PagBrasil. A principal causa deste aumento é a melhora na experiência de compra. Além de manter o cliente dentro da loja online e assim evitar abandonos de carrinho, também evita que ele tenha que preencher os mesmos dados duas vezes. Fazer o processo de compra muito longo, introduzindo muitos passos ou pedindo dados demais, tem uma repercussão direta sobre a taxa de abandono.

Com a configuração do checkout mais flexível, o comerciante pode testá-lo e adaptá-lo à forma que favoreça mais as conversões. Escolher bem o processador de pagamentos é tão relevante para um e-commerce quanto as ações de marketing.

Um gateway de qualidade pode tornar-se um aliado ao oferecer formas flexíveis de integração e a implantação de estratégias para recuperação de clientes.

Postagem anterior

Como o código de barras, nascido na praia, mudou a economia global

Próxima Postagem

Só não dá para esquecer

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Flamengo ganha novos produtos na Shopee com expansão da linha Origens 1895
E-commerce

Flamengo ganha novos produtos na Shopee com expansão da linha Origens 1895

17 de julho de 2025
Mercado Livre amplia seu portfólio de categorias com a chegada da loja oficial da Pandora
E-commerce

Mercado Livre amplia seu portfólio de categorias com a chegada da loja oficial da Pandora

17 de julho de 2025
Prime Day 2025 começa amanhã com frete grátis e descontos de até 50%
E-commerce

Amazon Prime Day 2025 começa amanhã com frete grátis e descontos de até 50%

14 de julho de 2025
Mike Tyson se associa a e-commerce que oferece cashback ao consumidor
Varejo

Mike Tyson se associa a e-commerce que oferece cashback ao consumidor

14 de julho de 2025
OLX, Temu e AliExpress lideram ranking de desconfiança entre consumidores
E-commerce

OLX, Temu e AliExpress lideram ranking de desconfiança entre consumidores

10 de julho de 2025
Transformações do e-commerce: 8 tendências que devem moldar o setor nos próximos anos
E-commerce

Transformações do e-commerce: 8 tendências que devem moldar o setor nos próximos anos

10 de julho de 2025
Próxima Postagem

Só não dá para esquecer

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.