Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Carrefour divulga carta de retratação a produtores brasileiros de carne

Empresa diz que vai continuar a apoiar cadeias agrícolas brasileiras, mas não volta atrás da decisão sobre a França

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de novembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Carrefour divulga carta de retratação a produtores brasileiros de carne

O Grupo Carrefour divulgou nesta terça, 26, uma nota por meio da qual pretende amenizar “desentendimentos” sobre declaração dada na semana passada sobre o acordo de livre comércio com o Mercosul. Na nota, a empresa afirma que nunca colocou “a agricultura francesa contra a agricultura brasileira”.

No último dia 20, o CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, divulgou um comunicado nas suas redes sociais afirmando que a varejista se comprometia, a partir daquele dia, a não vender carnes do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, independentemente dos “preços e quantidades de carne” que esses países possam oferecer.

O CEO afirmou que a decisão foi tomada após ouvir o “desânimo e a raiva” dos agricultores franceses, que protestam contra a proposta de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

De lá para cá, a empresa foi alvo de diversas críticas. A Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) manifestou repúdio à decisão do Carrefour e chegou a propor que empresários do setor de hotelaria e alimentação fora do lar promovessem um boicote à empresa. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, expressou preocupação com a ação, que classificou como protecionista.

Na nota divulgada nesta terça, a empresa diz que, na França, o Carrefour é o principal parceiro da agricultura francesa. “Nós adquirimos quase toda a nossa carne francesa exclusivamente na França e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não tem a intenção de alterar as regras de um mercado francês que já é amplamente estruturado em torno de cadeias de suprimentos locais. É uma forma legítima de tranquilizar os fazendeiros franceses, que estão no meio de uma grave crise, sobre a sustentabilidade do nosso apoio e de nossas compras locais.”

Sobre a situação fora daquele país, a nota continua: “Do outro lado do Atlântico, adquirimos a grande maioria da nossa carne brasileira no Brasil e continuaremos a fazê-lo. Os mesmos valores de enraizamento e parceria inspiraram nosso relacionamento com o setor agrícola brasileiro por 50 anos. Testemunhamos e apreciamos diariamente seu profissionalismo e comprometimento com a terra e o gado.”

O Carrefour diz, ainda, que lamenta que a comunicação tenha sido percebida como um questionamento da parceria com a agricultura brasileira ou como uma crítica a ela. “Temos orgulho de ser o principal parceiro e um promotor histórico da agricultura brasileira. Melhor do que ninguém, entendemos os padrões seguidos pela carne brasileira, sua alta qualidade e seu sabor. Continuaremos a apoiar e promover as cadeias de suprimentos agrícolas brasileiras, assim como temos feito no Brasil por quase 50 anos. Por meio do nosso crescimento, contribuímos para o desenvolvimento dos produtores agrícolas brasileiros, seguindo uma abordagem consistente de parceria construtiva.”

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Jequiti aposta em loja física e ampliação de portfólio para acelerar expansão

Próxima Postagem

Carrefour tenta reverter crise com carta ao governo; retratação depende de agenda ministerial

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Carrefour abre mais de 6 mil vagas de emprego em todo o Brasil

Carrefour tenta reverter crise com carta ao governo; retratação depende de agenda ministerial

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.