Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday: consumidores relatam ansiedade, otimismo e alegria perto da data

Redação de Redação
26 de novembro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Um estudo encomendado pela Vtex e realizado pela startup Emotions Meter identificou padrões de comportamentos baseados em sentimentos de usuários no Twitter em relação à Black Friday de 1 a 23 de novembro, última segunda-feira.

Dentro deste período, os estudiosos perceberam que os sentimentos de ansiedade, otimismo e alegria tiveram grande crescimento conforme se chega mais perto do dia oficial da Black Friday no Brasil, 27 de novembro. Outro sentimento que se destacou no estudo, que pode ser refletido em comportamento, é o “desejo de compras”.

Entre os produtos que mais vezes foram mencionados entre os usuários da rede em relação a compras nesta Black Friday, em ordem de interesse, estão livros, celular, kindle, itens de informática, iPhone, notebook, roupas, tênis, cadeira e Xbox. O produto “cadeira” é impulsionado pelo home office, que neste ano tem incentivado vendas do setor de casa e decoração. A nuvem de palavras também mostra que os eletrônicos continuam entre os primeiros mais buscados por consumidores na data.

Na nuvem de palavras elaborada pelos pesquisadores se destacam as palavras “comprar”, “promoção”, “esperar”, “desconto”, “semana”, “ofertas”, que mostram que o consumidor está aguardando para fazer compras na data mais famosa para promoções.

Para Felipe Dellacqua, sócio e VP de vendas da Vtex, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce presente em mais de 30 países, a Black Friday de 2020 deve se sagrar como uma das maiores de todas as edições brasileiras. “O volume de compras esperado é grande. Estamos preparando desde junho a infraestrutura e os processos necessários para enfrentar esse período do varejo”, diz Felipe Dellacqua, vice-presidente de vendas e sócio da Vtex.

Segundo o especialista, parte dos brasileiros está com “dinheiro em caixa”, montante que foi represado ao longo dos meses, tanto devido à diminuição de atividades de lazer ou turismo, por exemplo, quanto por precaução. O comércio online também saiu de 4% de participação no varejo total para 10%, impulsionado pela pandemia e pelo isolamento social.

Para Dellacqua, o estudo traz uma exatidão maior do que se vê em pesquisas de intenção de compra. “Essas ferramentas de IA trazem insights adicionais para termos previsibilidade. Sabemos que vai ser a maior Black Friday da história. Estamos nos preparando para dar conta de um volume cerca de cinco vezes maior que a média do ano, que já foi mais que o dobro do normal”, diz.

Foto: Reprodução

Postagem anterior

Black Friday: Brasil é o segundo país que mais fala sobre a data no Twitter

Próxima Postagem

Startup leva solução para falta de troco a varejistas como grupos Mateus e Líder

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Startup leva solução para falta de troco a varejistas como grupos Mateus e Líder

Startup leva solução para falta de troco a varejistas como grupos Mateus e Líder

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.