Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Franchising no Brasil: de motor da formalização a ecossistema de negócios

Livro da empresária Claudia Bittencourt detalha a evolução do modelo no País

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

O franchising no Brasil nasceu como solução para padronizar negócios, ganhou força com a criação de uma legislação específica e se consolidou como um ecossistema em busca constante de inovação.

Essa trajetória tem sido acompanhada de perto por Claudia Bittencourt, sócia-fundadora e presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt. Com 40 anos de atuação no setor, a empresária acaba de lançar o livro “Franchising – A revolução das estratégias de expansão dos negócios no mundo digital”, publicado pela Editora IINF (Instituto de Inteligência em Negócios e Franchising).

Com abordagem prática, a obra detalha estratégias de gestão, explica aspectos jurídicos e mostra como os formatos de franquias se expandiram ao longo do tempo. Também evidencia a contribuição do franchising para a formalização de pequenos negócios e para a redução da mortalidade de empresas no País.

Primeiros passos

Claudia iniciou a carreira em uma grande companhia, onde se especializou em organização, métodos e criação de manuais. Quando a empresa encerrou suas atividades, decidiu empreender como consultora e encontrou no franchising um campo em plena transformação, que demandava estrutura e padronização.

Ela conta que as primeiras empresas a enxergarem no franchising um modelo eficiente de expansão foram as do setor de alimentação, como McDonald’s e Amor aos Pedaços. Apesar do entusiasmo inicial, a ausência de regras claras criava insegurança e dificultava a profissionalização do mercado. Esse cenário começou a mudar em 1987, com a criação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e se consolidou em 1994, com a Lei de Franquias. “Foi aí que começou a haver uma depuração do sistema”, resume.

O segundo grande movimento ocorreu quando o varejo, especialmente o de moda, aderiu ao modelo. Marcas como Hering e Marisol passaram a ter atuação direta com o consumidor final, abrindo lojas próprias e franqueadas. Mais uma vez, não sem ruídos: inicialmente, as multimarcas temeram perder vendas. Com o tempo, diz Claudia, perceberam que o aumento da visibilidade de marcas e produtos poderia ajudar a movimentar as lojas e a aumentar a receita. Muitas delas se tornaram franqueadas também.

Aliado da formalização de PMEs

Ao longo do tempo, o franchising se mostrou um aliado da formalização e da sobrevivência dos pequenos negócios no Brasil. A variedade de formatos que passou a ser oferecida pelas marcas – de lojas de rua a lojas de shoppings, de quiosques a carrinhos —, tornou o modelo acessível a empreendedores de perfis variados. “Hoje, um pequeno empresário pode ter um carrinho de sorvete de uma marca reconhecida e já contar com marketing, processos e sistemas estruturados. Algo que ele, sozinho, não teria condições de construir”, destaca Claudia.

O modelo incorporou soluções omnichannel e, recentemente, deixou de ser apenas um canal de expansão para se transformar em um ecossistema de negócios. Redes passaram a se conectar com fornecedores, indústrias e empresas de tecnologia, criando vínculos de interdependência que fortalecem toda a cadeia.

Essa maturidade trouxe, também, desafios. O maior deles é a necessidade de constante inovação. Muitas empresas, conta Claudia, não resistiram. “A inovação é fundamental para as marcas continuarem sendo relevantes e importantes para seus clientes. Muitas empresas cresceram muito, ganharam muito dinheiro, mas deixaram de inovar e perderam espaço no mercado. E, quando uma marca perde, ela leva todos os franqueados juntos com ela.”

Essa inovação, diz a executiva, passa por não só acompanhar as tendências e evoluções tecnológicas, mas também por fornecer suporte e treinamento para os franqueados e cuidar do atendimento ao cliente.

Nos últimos anos, ela se dedicou a consolidar um conceito que reflete a nova fase do setor: o Franchising Consciente. Inspirada no movimento do Capitalismo Consciente, a proposta incentiva redes a cuidarem do meio ambiente, dos stakeholders e da sociedade, para se manterem relevantes para as próximas gerações. “É um trabalho de formiguinha, mas essencial para que o franchising continue crescendo de forma sustentável e inovadora”, conclui.

Imagens: Envato e Divulgação

Postagem anterior

Americanas abre mais de 5 mil vagas em lojas e centros de distribuição

Próxima Postagem

Pooling: circularidade e menos perdas para o varejo alimentar

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Pooling: circularidade e menos perdas para o varejo alimentar

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile