Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Tendências em franquias: lavanderias autônomas, brechós e sorveterias

Esses são apenas alguns dos segmentos em alta no setor, segundo a ABF, que realiza evento em São Paulo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de junho de 2025
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Tendências em franquias: lavanderias autônomas, brechós e sorveterias

Estabelecimentos que funcionam de forma autônoma, lojas físicas e online que vendem produtos usados, serviços de estética e bem-estar, cafeterias e sorveterias. Esses são alguns dos segmentos que continuam em alta no franchising brasileiro. As principais tendências do setor de franquias podem ser vistas nos corredores da ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo.

As modalidades expostas no evento têm investimentos iniciais que variam de cerca de R$ 10 mil até mais de R$ 3 milhões. De acordo com a ABF, 47% das ofertas dos expositores são de até R$ 200 mil. A ABF Franchising Expo vai até sábado, 28, e conta com 400 expositores, sendo 115 deles estreantes. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas passem pelo Expo Center Norte para ver as novidades.

Tendências em franquias: segmentos em alta

  • Mercados e lavanderias autônomos

  • Aluguel e economia compartilhada

  • Serviços financeiros

  • Franquias de estética e odontologia

  • Mercado pet

  • Açaí, sorvete e café

  • Óticas

  • Microfranquias

“A gente vê um grande movimento no mercado de lavanderias autônomas, que guarda relação, entre outras razões, com o lançamento de empreendimentos imobiliários menores, como studios, que tem sido muito forte em São Paulo. Além disso, há uma redução dos serviços domésticos, o que tem levado muitas pessoas a buscarem conveniência”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Tom Moreira Leite.

Ele cita, ainda, o crescimento da economia compartilhada, que impulsiona as franquias de aluguel de equipamentos e ferramentas e brechós online e físicos. “Há uma consciência ambiental elevada, principalmente entre as gerações mais jovens”, pontua.

A busca por momentos de indulgência permanece grande, o que tem sido demonstrado pelo crescimento de segmentos de sorveterias e cafés.

Entre nichos que merecem atenção de quem tem interesse no mercado de franquias, a ABF cita:

Tendências em franquias: nichos em alta

  • Self storage
  • Economia de água
  • Reparo de instrumentos musicais
  • Eletroposto
  • Tecnologia para gestão de frotas
  • Adega de vinhos autônoma para condomínios
  • Automação residencial
  • Arena de realidade aumentada
  • Brunch

Outras tendências no segmento de franquias também têm sido mapeadas pela ABF. Entre elas, uma diversidade cada vez maior de formatos, a abertura de unidades em cidades menores e a busca por fornecedores especializados. O investimento em tecnologia, melhoria de processos e personalização, sobretudo com uso de Inteligência Artificial (IA), também é algo percebido com cada vez mais frequência.

Cuidados ao abrir uma franquia

Segundo os dados da ABF, nos últimos 12 meses encerrados em março o faturamento do setor foi de R$ 278,5 bilhões, o que equivale a 2,2% do PIB brasileiro. Existem hoje cerca de 3.280 redes de franquias no Brasil, que empregam mais de 1,7 milhão de pessoas.

“A tecnologia muda, práticas mudam, marketing muda, redes sociais mudam, mas os fundamentos do franchising não mudam. Aquilo que muitos chamam de ‘empreendedorismo assistido’ para mim é um dos motores da evolução do nosso negócio”, disse Tom Leite.

Antes de optar por um nicho ou outro, é preciso, além de se preparar financeiramente, estudar o segmento. Décio Pecin, CEO do CNA e vice-presidente da ABF, alerta para a necessidade de se analisar com cuidado a Circular de Oferta das franquias.

“A Circular de Oferta não existe apenas para ser entregue com dez dias de antecedência à assinatura do contrato, mas para ser estudada e analisada. Não estudar a Circular é como construir casa sem planejamento ou sem planta. Na Circular estão dados valiosos para os franqueados estudarem e tomarem uma decisão mais acertada”, explica. “Além disso, não se deve ter vergonha de pedir ajuda nesse momento de análise se não houver conhecimento técnico. É preciso conhecer o setor, o histórico do setor e da empresa.”

Pecin finaliza: “O mundo está em constante mudança. Existem muitos hábitos de consumo que tínhamos há pouco tempo e não temos mais ou que passamos a ter. É preciso analisar a estratégia digital, a política de canais e de fornecimento. As empresas precisam ir para onde estão os seus clientes, independentemente do canal – físico, digital ou híbrido.”

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Giuliana Flores inaugura primeira loja boutique em São Paulo com foco em experiência sensorial

Próxima Postagem

Como estimular um mindset digital no seu negócio com foco em resultados?

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Como estimular um mindset digital no seu negócio com foco em resultados?

Como estimular um mindset digital no seu negócio com foco em resultados?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile