Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Seis em cada 10 brasileiros pretendem comprar casa própria e carro

Saúde e bem-estar físico e mental também estão no topo dos sonhos para este ano, seguidos por realização financeira

Redação de Redação
26 de maio de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
6 em cada 10 brasileiros pretendem comprar casa própria e carro

O estudo “Sonhos Brasileiros”, realizado pelo Grupo Croma, revelou que 36% dos entrevistados têm como desejo principal de consumo a conquista da casa própria e 26% o de adquirir um veículo automotivo, principalmente um carro. A nova edição da pesquisa foi realizada com base em 1.010 entrevistas no final de 2023.

Para Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e idealizador do estudo, são vários os motivos que permeiam a população para a realização de alguns objetivo, mas o principal está conectado ao reconhecimento por parte da sociedade. “O anseio da população por esses bens está diretamente ligado à simbologia de status social, que confere uma conotação de estabilidade, sucesso e independência”, afirma Bulla.

Segundo o estudo, o sonho de ter a casa própria é ainda maior entre brasileiros de 35 e 44 anos (49%) e o sonho de adquirir um veículo é maior entre os entrevistados de 45 a 54 anos (31%).

De modo geral, saúde e bem-estar físico e mental estão no topo dos sonhos para este ano, seguidos por realização financeira. “Isto é um reflexo de uma sociedade desgastada e com consequências ainda pós-pandêmicas, que busca soluções para a saúde do corpo, da mente e do bolso, sem falar nas necessidades de socialização”, explica Bulla.

Ainda de acordo com o especialista, os índices de inadimplência e endividamento bastante elevados promovem desgaste e movimentam os brasileiros para caminhos de segundos empregos e empreendedorismo, o que tende a comprometer ainda mais a sua saúde. “Os bens de consumo são, portanto, símbolo de que a situação mudou, está mudando ou pode mudar”, conclui.

Do ponto de vista financeiro, buscar alternativas para adquirir um imóvel ou automóvel tem se tornado mais comum entre os consumidores. Para Fernando Lamounier, especialista em educação financeira e diretor da Multimarcas Consórcios, o mero financiamento deixou de ser atrativo. “Com os valores dos bens ou outros produtos de maior valor agregado, tomar decisões ao adquirir um desses bens é um passo muito delicado e de alta responsabilidade, em se tratando de uma dívida que pode durar anos, sem mencionar as altas taxas de juros a depender do método de aquisição escolhido.”

Alta no sistema de consórcios

Uma das alternativas que chama a atenção dos consumidores é o sistema de consórcios. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), essa modalidade de negócio movimentou mais de R$ 316,7 bilhões em 2023, um crescimento de 25,6% na comparação com 2022. Já o volume de participantes ativos consolidados no sistema de consórcios chegou a 10,29 milhões, uma alta de 9,4%, tornando-se um resultado inédito no país.

Para Fernando Lamounier, esse crescimento constante é consequência do cenário econômico, já que, com a alta dos juros, os consórcios representam uma alternativa para quem deseja fazer aquisições de bens ou outros produtos de maior valor agregado.

“Os valores de financiamento e empréstimo se tornam impeditivos para quem realmente coloca o custo da dívida na ponta do lápis. O consórcio, por não contar com juros, mas com uma taxa de administração, passa imune a esse fenômeno e se torna cada vez mais atrativo”, explica Lamounier.

Outro fator que contribui para essa modalidade, é o fato de os consórcios englobarem diferentes produtos e objetivos, que vão desde imóveis até a aquisição de serviços. Dos seis indicadores analisados pela Abac, quatro registram alta: imóveis (20,8%), veículos leves (13,1%), motocicletas (4%) e veículos pesados (2,5%).

O número de contemplações, entre consorciados que puderam utilizar o crédito, também registrou aumento, chegando a 1,62 milhão no ano passado, 6,6% maior que em 2022, e o ticket médio mensal passou de R$59,56 mil para R$74,24 mil, uma alta de 24,6%. Ainda de acordo com dados do Anuário 2024 da Abac, entre os principais potenciais clientes de consórcios, 46% pretendem investir em um imóvel e 37%, em um veículo leve.

Em 2024 é esperado que a taxa básica de juros (Selic) encerre abaixo de 9,25%, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No entanto, na avaliação de Lamounier, o número continua alto e, por isso, o setor de consórcios deve ganhar ainda mais espaço.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Balanço da Nvidia indica que euforia com Inteligência Artificial está longe de acabar

Próxima Postagem

O futuro do varejo se escreve com IA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
O futuro do varejo se escreve com IA

O futuro do varejo se escreve com IA

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile