Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

O sucesso de um negócio não é definido pela adoção precipitada de novas tecnologias

Executivos debatem até onde a adoção de ferramentas atrapalha ou ajuda o consumidor

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
26 de maio de 2023
no Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
tecnologias

Novas tecnologias surgem a todo momento e sempre há oportunidade para inovação, mas o básico realizado com competência é a chave para conquistar o consumidor em meio a um infinito número de concorrentes.

A premissa é defendida por Leandro Salcedo, gerente de Marketing Digital da Philips, Júlio Damasceno, gerente nacional de Vendas & E-commerce da Signify, e Carolina Pavan, executiva de Contas da Infracommerce.

Os executivos estiveram juntos durante o Congresso Indústria Digital ’23, no auditório Go To Market by Infracommerce. A mediação foi feita por Gustavo Grohmann, editor da Mercado&Consumo.

A experiência do consumidor é alvo de constante preocupação dos varejistas. Pensando nisso, muitos adotam o sistema de atendimento via chatbot. A ferramenta, porém, ainda apresenta erros que comprometem a jornada do consumidor.

Pavan argumenta que, utilizando meios tecnológicos ou humanos, o importante é garantir que o cliente esteja satisfeito. “É ruim ser atendido por um chatbot que não funciona, mas também é horrível ser atendido por uma pessoa que não resolve o seu problema. Em qualquer um dos casos, não a solução nao é eficiente se não resolve o problema do consumidor final”, argumenta.

A terceira edição do estudo FlashBlack, realizado pela R/GA a pedido do Google Cloud mostra que os chatbots ainda não estão prontos para atender o cliente de forma satisfatória.

O estudo analisou a experiência de compra e infraestrutura tecnológica de 25 e-commerces de varejo do Brasil durante toda a temporada da Black Friday de 2022, incluindo aspectos como recursos de acessibilidade, tempo de carregamento das páginas, demora na entrega e eficácia do sistema de busca.

Somente 3 sites de varejo utilizam chatbots com linguagem natural. A variação do chatbot permite que a ferramenta realize mais do que perguntas pré-definidas no aplicativo, promovendo uma relação de identificação com o consumidor. Além disso, nenhum chatbot dos e-commerces conseguiu responder dúvidas sobre entregas ou itens colocados no carrinho.

Digitalização dos canais 

Capturar a atenção do consumidor se torna cada vez mais difícil com marcas a um clique de distância. “Quando pensamos no dia a dia dos nossos canais digitais, tentamos ofertar para o consumidor a melhor opção de compra e uma experiência adequada dentro do nosso site”, afirma Damasceno.

Para Salcedo, é importante estar disposto a conhecer novas tecnologias, mas colocar o consumidor no centro e não sobrepô-lo é fundamenta. Para ele, isso é humanização.

“Não sabemos como a tecnologia vai estar daqui a alguns anos, mas vamos estar preparados se conhecermos nosso consumidor. Uma estrutura de CRM robusta e relatórios vão ajudar, mas ir a campo e conhecer o cliente é a receita do bolo para alavancar as vendas”, finaliza.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

PBKids, Ri Happy e Mol lançam produto social para estimular o interesse por ciência e arte

Próxima Postagem

Construir uma estratégia de futuro é quase uma arte, mas tem método

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Construir uma estratégia de futuro é quase uma arte, mas tem método

Construir uma estratégia de futuro é quase uma arte, mas tem método

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile