Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Cartão de crédito de bancos digitais já é o mais usado por 45,6% dos consumidores

Índice se aproxima daquele registrado nos cartões tradicionais

Redação de Redação
26 de maio de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Senacon acolhe denúncia da Febraban contra PagBank, Mercado Pago, Stone e PicPay
[the_ad id="169690"]

O avanço dos cartões de crédito de bancos digitais é uma boa medida do quanto essas instituições recém-chegadas ao mercado já ganharam espaço entre os brasileiros. Pesquisa C6 Bank/Ipec revela que a parcela de consumidores que usa cartões de instituições digitais (45,6%) como o principal cartão no dia a dia já se aproxima da fatia de brasileiros que usa com mais frequência cartões de instituições financeiras tradicionais (49,8%). A diferença é de apenas 4,2 pontos percentuais. O restante, segundo a pesquisa, usa outros tipos de cartão, como os de redes varejistas.

[the_ad id="138406"]

As entrevistas foram feitas entre os dias 22 e 28 de abril deste ano, com 2 mil brasileiros de todo o País, das classes A, B e C, com acesso à internet. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, as mulheres mostraram-se mais adeptas aos produtos oferecidos pelos bancos digitais do que os homens: 50% delas já usam com mais frequência os cartões dos bancos digitais, enquanto entre os homens esse percentual é de 42%.

A adesão também varia conforme a idade. Na faixa de pessoas com 16 a 24 anos, a quantidade que usa principalmente os cartões dos digitais no dia a dia é mais que o dobro dos tradicionais. Na região Nordeste, a adoção também é maior. Na classe C e nas cidades com menos de 50 mil habitantes, há um empate técnico, segundo a margem de erro, na proporção entre cartões de bancos digitais e de bancos tradicionais.

Compras remotas crescem 30%

Segundo a Associação das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume transacionado com cartões de crédito saltou de R$ 749 bilhões, em 2016, para R$ 1,1 trilhão em 2020. Só no ano passado, por conta da pandemia e do boom do e-commerce, as compras remotas com cartão registraram alta de 30%.

O aumento no número de brasileiros que usam cartões emitidos por bancos digitais também é reflexo do movimento de democratização do acesso a serviços financeiros que vem acontecendo no Brasil nos últimos anos. Cartões sem anuidade, outros serviços sem taxas e a experiência descomplicada nos aplicativos atraíram os clientes para instituições recém-chegadas ao mercado.

“As fintechs e os bancos digitais trouxeram muito mais competição, promovendo uma significativa inclusão financeira no Brasil”, avalia Maxnaun Gutierrez, head de produto e pessoa física do C6 Bank. “O cartão de crédito virou a porta de entrada do brasileiro para o sistema financeiro. E ainda há uma enorme oportunidade se olharmos o número de pessoas que ainda não têm cartão de crédito no País.”

No ano passado, um levantamento do UBS Evidence Lab mostrou que o número de downloads de aplicativos de bancos digitais (52%) ultrapassou pela primeira vez o de instituições tradicionais (48%) no Brasil. “Os jovens chegaram primeiro aos novos bancos, mas a digitalização financeira vem se consolidando e alcançando outras faixas etárias. Neste momento, temos observado uma adesão cada vez mais intensa da parcela da população que não é nativa digital. Isso já vinha acontecendo, mas a pandemia acelerou muito esse processo.”

A pesquisa encomendada pelo C6 Bank ao Ipec mostrou que 36% dos entrevistados abriram conta em um banco digital depois de março de 2020 e 78% passaram a usar contas digitais com mais frequência nesse período. Hoje, mais da metade dos brasileiros com acesso à internet já tem uma conta digital.

O custo mais baixo em relação aos serviços oferecidos por instituições tradicionais tem sido um dos maiores atrativos. Um levantamento recente do Proteste, que comparou 70 contas correntes no País, mostra que a economia para quem opta por contas digitais pode chegar a quase R$ 1 mil por ano.

Imagem: Bigstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Carteira de crédito deve crescer em abril e ritmo de expansão pode voltar a acelerar

Próxima Postagem

Varejo de moda se anima com chegada da frente fria ao Sul e ao Sudeste

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Varejo de moda se anima com chegada da frente fria ao Sul e ao Sudeste

Varejo de moda se anima com chegada da frente fria ao Sul e ao Sudeste

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.