Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Reclame Aqui: 96% dos consumidores leem avaliações no Google antes de comprar

Nove em cada dez entrevistados no estudo do Reclame Aqui descartam empresas com nota inferior a 4 no Google

Redação de Redação
26 de março de 2025
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Reclame Aqui: 96% dos consumidores leem avaliações no Google antes de comprar

No Brasil, 96% das pessoas leem avaliações de outros consumidores antes de escolher uma loja física para realizar uma compra. Segundo um levantamento realizado pelo Reclame Aqui, em parceria com a Harmo, 70% dos consumidores analisam tanto avaliações positivas quanto negativas antes de decidir onde comprar.

Intitulada “Decisão Local 2025 – A influência das avaliações do Google na jornada do consumidor”, a pesquisa entrevistou 1.591 pessoas e revelou que a quantidade de estrelas conquistadas no Google influencia diretamente a opinião dos consumidores. Nove em cada dez entrevistados descartam empresas com nota inferior a 4 no Google. Outros 40% consideram apenas empresas com avaliação acima de 4,5 estrelas.

“Ter uma presença digital forte e bem gerenciada não é mais um diferencial competitivo, mas uma exigência. Os resultados dessa pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor brasileiros corroborou para o que sempre afirmamos: que a reputação digital influencia diretamente na escolha do local e as empresas que levam isso a sério estão atraindo mais clientes do que as que estão negligenciando o poder das avaliações dos seus clientes”, diz Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo.

Entre os segmentos nos quais as avaliações dos clientes têm maior peso na decisão de compra, destacam-se lojas de departamento, restaurantes, prestadores de serviço, supermercados e lojas de roupas, entre os 13 segmentos analisados.

O levantamento também aponta que 43% dos consumidores precisam ler pelo menos 10 avaliações antes de escolher uma loja. Além da nota alta e da quantidade de avaliações, a frequência das avaliações também é relevante: 27% dos entrevistados só escolhem estabelecimentos com avaliações recentes, publicadas nos últimos sete dias.

Por que avaliar uma empresa?

Quando questionados sobre os motivos para avaliar empresas no Google, 82,6% dos consumidores disseram que fazem isso para ajudar outros clientes a tomar a melhor decisão. Ou seja, a maioria dos consumidores não está se comunicando diretamente com a empresa ao deixar uma avaliação.

“Os consumidores estão falando entre eles e esse comportamento ainda não foi compreendido pelas empresas, que tratam os reviews da mesma forma que tratam as mensagens dos clientes recebidas pelo SAC ou pelas mídias sociais, onde o cliente está, sim, falando com a empresa. Ao tratar os reviews dessa forma, com viés de SAC, as empresas erram feio”, explica Edo. 

As interações nas avaliações influenciam diretamente a decisão de compra: 98,5% dos consumidores prestam atenção nas opiniões de outros clientes e, para 76,5%, as respostas das empresas são fundamentais na escolha do local de compra.

Imagem: Freepik

Postagem anterior

Hortifruti Natural da Terra lança aplicativo para unificar suas marcas

Próxima Postagem

Livraria Leitura inaugura 122ª loja com espaço dedicado à leitura e a eventos culturais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Livraria Leitura

Livraria Leitura inaugura 122ª loja com espaço dedicado à leitura e a eventos culturais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile