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Home Varejo

Mais de 1300 marcas inauguram novas lojas em shoppings do País no terceiro trimestre de 2024

O resultado representa um crescimento de 9,8% em relação ao segundo trimestre deste ano

Redação de Redação
25 de dezembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Mais de 1300 marcas inauguram novas lojas em shoppings do país no terceiro trimestre de 2024

Mesmo em um momento desafiador economicamente no Brasil, de uma maneira ou de outra o varejo segue adiante. Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que o terceiro trimestre de 2024 foi marcado por um intenso movimento de expansão nos shopping centers, com um total de 1.377 marcas inaugurando novas lojas nos centros de compras. O crescimento de 9,8% em relação ao segundo trimestre demonstra que o setor vem sendo impulsionado por novas marcas e formatos inovadores.

“Os resultados do terceiro trimestre de 2024 comprovam que o setor de shopping centers segue como um dos principais motores do varejo brasileiro, combinando expansão consistente e inovação”, revela Glauco Humai, presidente da Abrasce.

De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, o setor de Alimentação e Bebidas liderou a expansão, com um aumento de 26% nas novas aberturas, seguido de perto por Vestuário (18%). Perfumaria e Cosméticos (6%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (6%) e Entretenimento (4%) também contribuíram significativamente para o dinamismo do setor.

Outros segmentos, como Calçados, Acessórios, Telefonia e Acessórios, Serviços Estéticos, Relojoaria e Joalheria, Óticas, Vending Machine, Artigos Esportivos e Brinquedos e Artigos Infantis, apresentaram crescimento entre 2% e 4%, demonstrando a diversificação da oferta e o apetite do consumidor por novas experiências.

Entre as dez marcas mais bem colocadas no ranking estão: Milky Moo (1ª); Fini (2ª); Natura (3ª); Vivara/Life by Vivara (4ª); KFC (5ª); Bagaggio (6ª); Tim (7ª); Adcos (8ª); Gelato Borelli e Havanna (9ª) e Casa do Celular e Xiaomi (10ª). Vale destacar que Tim, Adcos, Casa do Celular e Xiaomi estrearam entre as líderes, demonstrando a força do setor de telefonia e acessórios. Além disso, após três anos a Havanna retornou ao ranking, reforçando sua posição no mercado.

Novas categorias

Entre as marcas estreantes que ganharam destaque estão algumas que fazem parte de novas categorias, como Vending Machine, com a Photonow, e Agências e Serviços de Viagens, com a Decolar. No segmento de vestuário e artigos esportivos, marcas como Cia do Terno, Hugo Boss, Mormaii, Puma e Lez a Lez demonstraram um forte apelo ao consumidor.

O terceiro trimestre também foi marcado pela entrada de marcas internacionais no mercado brasileiro, como Le Labo e Detoni Beauty, que escolheram os shopping centers como ponto de partida para suas operações no País.

Destaques por segmento

Entre as 1.377 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do terceiro trimestre de 2024, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em pelo menos mais de uma região.

O segmento de Alimentação e Bebidas permanece na 1ª colocação, com 26% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 352 marcas diferentes foram identificadas, com destaques para Milky Moo, Fini, KFC, Gelato Borelli e Havanna.

O segmento de Vestuário ocupou a 2ª colocação, com 18% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 253 marcas distintas foram mapeadas, e entre as que mais se destacaram neste trimestre estão: Live!, Lofty Style, Cia do Terno, Hugo Boss e Lupo/Lupo Sport.

“O aumento no número de novas marcas e a alta taxa de ocupação mostram que os shoppings continuam sendo o principal destino para aqueles que buscam um ambiente dinâmico e estratégico para suas operações. Além disso, o crescimento no fluxo de visitantes e nas vendas reflete a preferência do consumidor por espaços que vão muito além das compras, entregando experiências completas de lazer, entretenimento e conveniência. Esse desempenho sólido reafirma a relevância dos shopping centers como hubs de convivência e conveniência, promovendo crescimento, geração de empregos e desenvolvimento social”, finaliza Glauco Humai.

Imagem: Reprodução

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