Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Pandemia pode impactar desempenho do varejo no fim de ano, alerta estudo do IBV

Preocupações relacionadas à covid-19 estão atrapalhando o retorno da tradicional temporada de compras

Redação de Redação
25 de outubro de 2021
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Pandemia pode impactar desempenho do varejo no fim de ano, alerta estudo do IBV

Embora haja indicadores iniciais de que as pessoas estão se sentindo um pouco mais festivas para a temporada de férias de 2021 do que estavam em 2020, as preocupações relacionadas com a pandemia de covid-19 estão atrapalhando o retorno da tradicional temporada de compras e sinalizando maior alocação do orçamento familiar em viagens e atividades locais.  É o que aponta novo estudo global de consumo do Instituto for Business Value (IBV) da IBM realizado com mais de 13.000 adultos em nove países, incluindo México e Brasil.

Se por um lado confirmou que a vacinação aliviou as restrições ao comércio, a pesquisa também indicou que as pessoas ainda estão considerando cuidadosamente a segurança da socialização, das compras e de viagens, fazendo escolhas com grande cautela.

“De certa forma, os desafios enfrentados pelas marcas e varejistas em 2021 são mais complexos do que aqueles enfrentados pela indústria quando a pandemia começou. Consumidores se tornaram mais tecnológicos, pesquisando mais a cada compra e enfatizando mais a experiência”, afirma Carlos Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting, para a América Latina.

Segundo ele, com a contínua evolução desse comportamento e do “landscape” de competidores, as empresas com melhor adaptabilidade e maior poder de inovação terão mais chance de prevalecer. “É necessário ter uma mentalidade de uma transformação digital contínua e utilizar automação, AI, blockchain e tecnologias de nuvem híbrida a favor da experiência do consumidor.”

Orçamento menor para as compras

A pesquisa mostrou ainda que, globalmente, o orçamento para as compras de fim de ano está 13% abaixo do que em 2019 e 30% acima de 2020. No Brasil, onde 80% dos consumidores disseram que vão às compras neste final de ano, o aumento teria sido menor, de 18%.

Ainda segundo o trabalho, mais de um em cada quatro adultos entrevistados começou a comprar em setembro ou antes. Na comparação com o ano passado, o dobro de pessoas planeja começar em outubro. No Brasil, 21% dos adultos entrevistados começaram a comprar ou planejar as compras em outubro, enquanto 59% irão começar entre novembro e dezembro.

Em termos de e-commerce, o trabalho apontou uma “demanda notável” para produtos locais e comerciantes via compras online neste período de festas. Mais de 40% dos consumidores planejam comprar produtos online e apenas 36% dizem que planejam comprar produtos em lojas físicas. No Brasil, as compras online são o método mais escolhido neste ano (41%), embora seguido muito de perto pelas lojas físicas (40%).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Startup lança crediário digital para compras feitas no Paraguai

Próxima Postagem

Kwai realiza livestream e-commerce no Brasil em parceria com Casas Bahia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Kwai é primeira rede social a realizar livestream e-commerce no Brasil

Kwai realiza livestream e-commerce no Brasil em parceria com Casas Bahia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile