Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Os 5 passos para integrar a IA no dia a dia das empresas

Autor do Guia Prático para IA no seu Processo Comercial, Patrick Francisco traz dicas de como extrair o máximo da tecnologia em seus negócios

M&C Media Labs de M&C Media Labs
25 de setembro de 2025
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Inteligência Artificial (IA) passou a moldar, em tempo real, o futuro dos negócios. Mais do que automatizar tarefas, a tecnologia redefine modelos de negócios, amplia a eficiência de equipes e abre novas frentes de crescimento para empresas em todo o mundo.

Seu impacto sobre a produtividade tem mudado a forma como empresas organizam seus processos, se relacionam com consumidores e projetam estratégias de crescimento. E as organizações que conseguirem estruturar o uso da tecnologia desde já terão vantagem competitiva diante de um cenário cada vez mais acelerado.

É essa visão que orienta Patrick Francisco, CEO e fundador da Driva, startup paranaense especializada em IA para marketing e vendas. Em apresentação na 10ª edição da Latam Retail Show 2026 sponsored by IBM, no Expo Center Norte, em São Paulo, o autor do Guia Prático para IA no seu Processo Comercial destaca os 5 passos que considera indispensáveis para que os empresários consigam extrair o máximo da tecnologia em seus negócios:

O primeiro passo é o que ele chama de processo: saber resolver o básico para alcançar um bom desempenho. “Não adianta ter à disposição a mais moderna tecnologia se não souber usá-la. O básico bem feito é a forma mais útil e prática de colocar a produção para rodar e gerar retorno”, diz.

Em seguida, Patrick cita a qualidade da pergunta como a habilidade do futuro para uma boa eficiência da IA. A pergunta bem feita recebe uma resposta de igual nível. “Vale a pena gastar tempo caprichando na forma mais inteligente de fazer uma pergunta e atingir um objetivo.”

Transformando dados em ação

O terceiro ponto abordado é a segmentação da base de consumo. Segundo Patrick, entender o perfil de seu público-alvo nos detalhes é uma ótima prática no uso da IA e que acaba sendo muitas vezes ignorada. “As empresas devem olhar para cada segmento de seu funil de vendas e pensar no melhor uso da tecnologia de forma individualizada.”

Como quarto passo de seu guia, o empresário cita a necessidade de saber claramente o tamanho do mercado para direcionar metas de vendas e diversificar o mix de produtos. Neste sentido, a IA pode identificar, por exemplo, o número de clientes, de ativos e de desativados em um mesmo período.

Por fim, o quinto passo é incorporar a IA à rotina diária. “Como analogia, é melhor aprender um idioma 10 minutos todos os dias do que 3 horas no final de semana”, diz Patrick. Usar rotineiramente a IA nas mais diversas funções é a forma mais efetiva de torná-la um hábito e entender naturalmente seu funcionamento.

Reportagem: Daphne Kopelman

 

Postagem anterior

BYD triplica vendas de carros elétricos na Europa em agosto

Próxima Postagem

Luxury Retail Summit: o verdadeiro luxo está na essência

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Luxury Retail Summit: o verdadeiro luxo está na essência

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile