Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Os planos da BYD para o Brasil, seu maior mercado fora da China

Empresa investe em produção "tropicalizada" e já atingiu marca de 150 mil carros vendidos

Aiana Freitas de Aiana Freitas
25 de agosto de 2025
no Destaque do dia, Economia, Eventos, Inovação, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

A BYD acaba de consolidar um marco: já são 150 mil veículos vendidos no Brasil, o que faz do país o maior mercado da empresa fora da China. O resultado reforça a relevância estratégica do Brasil no tabuleiro global da montadora chinesa — e evidencia a mudança de percepção em relação às marcas do país asiático.

“Quando o consumidor compra um carro nosso, ele não fala o modelo, ele fala que comprou um BYD. Ele compra a marca. Isso é muito valioso e representa um novo estágio de aceitação de produto chinês aqui”, diz Pablo Toledo, diretor de PR e Branding da BYD no Brasil.

A aposta é de longo prazo. A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões na instalação de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, no antigo complexo da Ford. A planta será a maior da montadora fora da Ásia dedicada à produção de veículos de passeio.

“A fábrica traz pra gente a possibilidade de tropicalizar cada vez mais. E, na medida em que a gente tem cada vez mais mais carro nosso na rua, nós vamos fazendo a sintonia fina do produto”, diz Toledo. “A caminhonete, por exemplo, é um produto que não existe na China e que foi desenvolvida a partir de um de uma necessidade do consumidor brasileiro.”

Da mesma forma, está em desenvolvimento o motor híbrido flex, uma cooperação entre brasileiros e chineses para a criação de um motor híbrido com bateria e movido a etanol.

BYD aposta no Brasil como motor de sua expansão internacional
Pablo Toledo, diretor de PR e Branding da BYD no Brasil

A expectativa positiva com relação ao mercado brasileiro é baseada, também, no potencial de crescimento do setor automotivo. O Brasil já chegou a registrar a venda de 3,5 milhões de carros por ano. Hoje, são 2,5 milhões. Para a BYD, o número pode não só retornar aos patamares anteriores, mas até crescer.

No campo do Marketing, o investimento inicial da BYD no Brasil foi para tornar a marca conhecida. Agora a prioridade é, segundo Toledo, quebrar três paradigmas: a percepção de que o produto chinês, o carro chinês e o carro elétrico são de qualidade inferior.

Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, diz que o mercado brasileiro se inspira no mercado chinês há muito tempo. Grandes grupos de varejo que hoje se destacam no setor se inspiraram, por exemplo, nos modelos chineses de ecossistemas de negócios. A forma como o consumidor vê o produto chinês também mudou.

“A percepção das empresas chinesas e dos produtos chineses pelo consumidor brasileiro evoluiu. O consumidor entende que eles estão em outro patamar. A ‘virada de chavinha’ começou por volta de 2015, também por conta do programa Made in China, do governo chinês, que resultou na transição da visão de um produto mais barato, ‘comoditizado’, para um produto tecnológico.”

Eduardo Yamashita e Pablo Toledo vão debater juntos o novo momento das relações de negócios entre China e Brasil no Latam Retail Show sponsored by IBM, maior evento de varejo B2B da América Latina, em setembro. Na manhã do dia 17, eles vão participar do painel “Consumidor global, olhar também global: investimentos da China no Brasil”. Além dos dois, estarão no palco In Hsieh, sócio da Gouvêa China Desk, e Jorge Gloss, diretor de Marketing da Jovi Mobile.

BYD aposta no Brasil como motor de sua expansão internacional
Comemoração da BYD pelos 150 mil carros vendidos no Brasil

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

A polarização particular da moda no Brasil envolve luxo, crédito e valor

Próxima Postagem

Governo regulamenta compras governamentais de alimentos da MP antitarifaço

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
delivery de frutas

Governo regulamenta compras governamentais de alimentos da MP antitarifaço

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile