Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Brasileiro prioriza compras de emergência e reduz itens na cesta de consumo

Destaques das cestas de compras foram hortaliças, refrigerantes, pães, produtos de limpeza e frutas

Redação de Redação
25 de junho de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
As cestas de compras do consumidor brasileiro estão menores

As cestas de compras dos brasileiros estão mais enxutas. Em vez de realizar a compra do mês, o consumidor está priorizando as chamadas compras de emergência, com até 4 itens. Esse modelo representou 48,9% do total no primeiro trimestre de 2023. Na sequência, estão as compras de conveniência (de 5 a 11 itens), com 30%; de reposição (12 a 25 itens), com 15,2%; e de abastecimento (acima de 25 itens), com 5,9%

Os dados fazem parte de um levantamento feito com 7,5 milhões de consumidores em 3,2 mil estabelecimentos, realizado pela Tail by Totvs, por meio da ferramenta de inteligência de dados Tail Shoppers.

Em comparação com o mesmo período do ano passado (R$ 106,42), o valor médio das compras dos brasileiros teve poucas variações, com um aumento de 1,49% no primeiro trimestre de 2023 (R$ 108,49). Além disso, os principais destaques em termos de itens que compõem as cestas, na comparação anual, foram hortaliças (aumento de 5,8%), refrigerantes (aumento de 5,3%), pães (aumento de 4,4%), produtos de limpeza (aumento de 3,7%) e frutas (aumento de 3,6%).

“Com o aumento das compras de emergência e por conveniência, uma das tendências, por exemplo, é o crescimento do varejo de proximidade, ou seja, estabelecimentos que oferecem algum benefício ao cliente, normalmente pela localização mais próxima”, conta o CEO e cofundador da Tail by Totvs, Cristiano Nobrega.

Outros padrões

Compradores mais jovens também foram identificados pelo relatório, sendo os mais ativos na faixa etária entre 18 e 30 anos, com um aumento de 16,1% para 17,8%. No entanto, os consumidores entre 31 e 50 anos ainda representam a maior porcentagem (47,8%), enquanto os acima de 51 anos tiveram uma redução de 36% para 34,3%.

“As necessidades de pessoas de 18 a 30 anos são diferentes do público de 36 a 45 anos, portanto, a exposição dos produtos deve ser outra”, ressalta Nobrega.

O estudo também mostrou um aumento de 14,7% nas compras da classe D (com uma variação percentual de 12,7% em comparação ao ano anterior) e um aumento de 51,2% na classe C, representando metade das cestas. Além disso, foi observado que as mulheres representam 53,6% das responsáveis pelas compras, o que representa um aumento de 1,9 pontos percentuais em comparação ao ano anterior.

Pernambuco lidera em ticket médio

Apontado como o estado com o maior ticket médio do país – R$ 93 por cesta – Pernambuco é um dos destaques do relatório. Em seguida, temos Santa Catarina, com o maior ticket médio de R$87,00, além de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, ambos com R$ 80.

São Paulo representa 23,4% das mais de 206 milhões de cestas analisadas durante o estudo, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 14,7% e 12,2%, respectivamente. Além disso, o Rio Grande do Sul contribui com 11,8%, o Ceará com 7,8%, o Espírito Santo com 4,2%, Pernambuco e o Distrito Federal com 3,5% cada, Santa Catarina com 31,1% e a Bahia com 2,2%.

O CEO da companhia afirma que esses dados comprovam a força da região no segmento de supermercados e destacam a importância dos mercados de bairro no consumo dos brasileiros. “Essa é uma informação valiosa para apoiar estratégias e planejamentos desses varejistas, que precisam cada vez mais buscar entender o comportamento de seu público, suas tendências de consumo e as ações que fazem ou não sentido aplicar no seu negócio”, finaliza o executivo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

ABF Franchising Expo mostra tendências ao trazer 129 novas marcas em 30ª edição

Próxima Postagem

Confiança do consumidor aumenta e volta para o patamar otimista em junho

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Confiança do consumidor aumenta e volta para patamar otimista em junho

Confiança do consumidor aumenta e volta para o patamar otimista em junho

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.