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Home Destaque do dia

Nordstrom Rack redefine “conveniência” e projeta crescer US$ 2 bilhões em 5 anos

Voltada para o público jovem e de menor poder aquisitivo, marca do grupo Nordstrom surgiu para limpar o estoque de final de temporada das lojas

Redação de Redação
25 de junho de 2021
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
New Orleans, USA - Dec 10, 2017: Storefront view of the Nordstrom Rack department store at the Outlet Collection Shopping Mall.

New Orleans, USA - Dec 10, 2017: Storefront view of the Nordstrom Rack department store at the Outlet Collection Shopping Mall.

A Nordstrom Rack muitas vezes é tratada como o patinho feio do grupo Nordstrom, já que a centenária rede-mãe de lojas de departamentos é focada em artigos de luxo, enquanto a jovem Rack foco em um público de menor poder aquisitivo.

Mas, ano após ano, a estratégia do grupo se prova de sucesso, inclusive com uma impulsionando as vendas da outra. O presidente da marca mais popular, Geevy Thomas, deixou isso claro em sua participação na NRF Retail Converge 2021.  Totalmente virtual, o evento, que termina nesta sexta (25), contou com mais de 160 de sessões com os maiores especialistas e executivos do setor do mundo todo. O portal Mercado&Consumo faz a cobertura completa.

Ao procurar aquele vestidinho preto perfeito, a Nordstrom pode ser o local para o que há de melhor e mais moderno. Mas e a Nordstrom Rack? “Você vai procurar o vestido preto e vai sair com um carrinho de compras cheio de todos os tipos de coisas que você não sabia que precisava”, revelou Thomas.

A Nordstrom Rack, que surgiu no porão da Nordstrom de Seattle, começou como uma forma de limpar o estoque de final de temporada das lojas de linha completa. Com o tempo, tornou-se a maior fonte de aquisição de novos clientes. E hoje, Nordstrom e Nordstrom Rack são marcas poderosas, operando como parte de uma entidade integrada.

“Olhamos para o negócio de forma holística e procuramos maneiras de oferecer o melhor produto ao melhor cliente, da maneira que eles desejam recebê-lo, seja em um aplicativo móvel, no site ou em um de nossas lojas”, disse Thomas durante a conversa com a repórter de varejo da CNBC Lauren Thomas.

Lado a lado

Geevy Thomas revelou que desde o início a empresa aprendeu que os clientes vão e vêm entre as duas marcas com base em seus estados de necessidade.

“A Nordstrom do centro de Seattle teve seu melhor ano de todos os tempos quando abrimos a Nordstrom Rack bem em frente. A Rack atrai muitos clientes. Quando eles visitam a loja Rack, eles atravessam a rua até a loja de linha completa. E vice-versa. Isso cria essa coisa sinérgica que pensamos ser realmente única em nosso espaço”, garantiu Thomas.

Apesar do exemplo citado ter sido de melhora na marca centenária, Thomas lembrou que geralmente o que ocorre é o inverso: a proximidade de uma Nordstrom é que acaba alavancando as vendas na Nordstrom Rack.

Planos de crescimento Nordstrom Rack

A empresa anunciou recentemente que pretende aumentar a marca Nordstrom Rack em cerca de US$ 2 bilhões nos próximos cinco anos. No geral, o setor de preços baixos está em uma temporada muito boa; no entanto, “somos o único varejista que possui um complemento digital completo, bem como recursos omnichannel e uma plataforma de loja”, disse ele.

“Acreditamos que, ao aproveitar o tipo de amplitude que o negócio online nos dá, podemos ampliar nossa margem e a capacidade de trazer retornos fáceis para as lojas. Na verdade, 83% de nossos retornos online voltam para as lojas Rack. É a combinação de todas essas coisas que nos permitirão chegar aos próximos US$ 2 bilhões. Incluindo a abertura de mais lojas Rack, como fizemos nos últimos anos”, revelou Thomas.

Em 2010 a Nordstrom Rack era uma operação de aproximadamente US$ 1,3 bilhão e cresceu cerca de US$ 2 bilhões a cada cinco anos desde então. O próximo período será diferente dos dois últimos, “mas será repleto de oportunidades empolgantes para aumentar as pegadas digital e física, bem como nossos recursos móveis”, garantiu o presidente da marca.

Nordstrom Figital

A conveniência é tão importante para o cliente de baixo poder aquisitivo quanto qualquer outra pessoa. Os concorrentes resolveram o problema abrindo “milhares de lojas” para serem fisicamente convenientes. Nordstrom Rack, no entanto, adotou outra abordagem.

Com locais na casa das centenas em vez de milhares, Thomas afirmou: “não estamos em todas as esquinas neste momento, mas estamos no telefone de todos. E nós estamos no sofá de todos, quando eles estão sentados lá com seu iPad ou em sua mesa de trabalho. Vemos a conveniência como sendo onde eles querem fazer compras. E sabemos que as pessoas querem fazer compras online. Então, realmente nos inclinamos para isso”.

A Nordstrom Rack também está olhando de perto as oportunidades em mercados menores. A empresa costumava limitar suas lojas a mercados que tinham entre 250 e 500 mil pessoas, disse Thomas, mas descobriu que também pode ter sucesso em comunidades menores. “Achamos que há mais oportunidades para fazermos isso”, disse ele. “E estamos ansiosos para atender esses clientes e trazer o digital e o físico para eles, onde quer que vivam.”

Imagem: BIgStock

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