Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

Em entrevista à M&C, diretor de varejo e bens de consumo do SAS para América Latina explica como as técnicas analíticas de dados impactam nos resultados do varejo

Larissa Féria de Larissa Féria
25 de abril de 2023
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

Com os novos padrões de comportamentos do consumidor adquiridos com a pandemia de covid-19 e a busca pela mesma experiência nos diferentes canais, a utilização de dados para gerar insights na construção da jornada vem ganhando cada vez mais espaço no varejo.

Para isso acontecer, não basta conhecer o comportamento de compras do cliente. É preciso haver a integração de dados da cadeia de suprimento, gestão de mercadoria e planejamento de demanda.

“Os três processos estão interligados. Na cadeia de suprimentos, você precisa acelerar a compra do fornecedor para chegar com caminhões e distribuição de lojas. O produto na loja precisa ter um fluxo porque, se ele não estiver vendendo, é um dinheiro parado. As técnicas analíticas de dados permitem ter novas dinâmicas”, afirma Cristian Figueroa, diretor de varejo e bens de consumo do SAS para América Latina, em entrevista exclusiva para a M&C.

Figueroa explica que a demanda pode ter um comportamento diferenciado de acordo com a região, com o produto ou o ciclo de vida dele. “Se é perecível, você vai ter um custo maior de armazenamento e, para alimentar as lojas, é preciso um processo logístico mais rápido”, diz.

O executivo destaca ainda que o planejamento da demanda afeta positivamente a redução de estoque, otimiza o tamanho das lojas, melhora o sortimento e, indiretamente, a experiência do consumidor.

“A missão do analytics é combinar a matemática que os dados entregam com os negócios. Você pode otimizar receita, a margem ou minimizar o estoque mudando os preços. É uma combinação. E, com a inteligência de dados, você pode ter esse planejamento completo”, afirma.

Gêmeos digitais

Outra ferramenta que permite ao varejista simular diferentes cenários, antecipar problemas e otimizar os processos e resultados são os gêmeos digitais.

“No caso do varejo, na cadeia de suprimentos existem muitas variáveis em jogo. Você pode usar o gêmeo digital para fazer simulações: o que acontece se o caminhão demorar, o que acontece se o preço do fornecedor para um material subir 1%, o que acontece se o comportamento do consumidor mudar etc”, explica.

O SAS tem uma parceria com a Cosmo Tech, especializada em simulação de gêmeos digitais e tecnologia de otimização, para complementar a visão de planejamento de demanda e melhorar o processo da cadeia de suprimento, de gestão da categoria e da experiência do consumidor. “Esse tipo de simulação permite ser mais eficiente, baseado em eventos disruptivo que pode ter acontecido e que, antes da pandemia, era menos provável.”

Como exemplo, Figueroa cita a decisão de fazer a promoção de algum produto. Se houver algum problema de logística com os caminhões ou de entrega do fornecedor, haverá impacto no resultado porque a mercadoria que tinha que girar na loja, não chegou e o consumidor não receberá uma experiência completa.

“As novas tecnologias aparecem para que o varejo possa conhecer da melhor forma o ciclo analítico, com as especificações de diferentes comportamentos. É uma combinação entre a ciência e o conhecimento de negócio.”

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O papel estratégico do elo da distribuição na cadeia do foodservice

Próxima Postagem

Com 4 mil desligamentos, Walt Disney Company inicia nova rodada de cortes

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Disney

Com 4 mil desligamentos, Walt Disney Company inicia nova rodada de cortes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile