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Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

Em entrevista à M&C, diretor de varejo e bens de consumo do SAS para América Latina explica como as técnicas analíticas de dados impactam nos resultados do varejo

Larissa Féria de Larissa Féria
25 de abril de 2023
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor
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Com os novos padrões de comportamentos do consumidor adquiridos com a pandemia de covid-19 e a busca pela mesma experiência nos diferentes canais, a utilização de dados para gerar insights na construção da jornada vem ganhando cada vez mais espaço no varejo.

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Para isso acontecer, não basta conhecer o comportamento de compras do cliente. É preciso haver a integração de dados da cadeia de suprimento, gestão de mercadoria e planejamento de demanda.

“Os três processos estão interligados. Na cadeia de suprimentos, você precisa acelerar a compra do fornecedor para chegar com caminhões e distribuição de lojas. O produto na loja precisa ter um fluxo porque, se ele não estiver vendendo, é um dinheiro parado. As técnicas analíticas de dados permitem ter novas dinâmicas”, afirma Cristian Figueroa, diretor de varejo e bens de consumo do SAS para América Latina, em entrevista exclusiva para a M&C.

Figueroa explica que a demanda pode ter um comportamento diferenciado de acordo com a região, com o produto ou o ciclo de vida dele. “Se é perecível, você vai ter um custo maior de armazenamento e, para alimentar as lojas, é preciso um processo logístico mais rápido”, diz.

O executivo destaca ainda que o planejamento da demanda afeta positivamente a redução de estoque, otimiza o tamanho das lojas, melhora o sortimento e, indiretamente, a experiência do consumidor.

“A missão do analytics é combinar a matemática que os dados entregam com os negócios. Você pode otimizar receita, a margem ou minimizar o estoque mudando os preços. É uma combinação. E, com a inteligência de dados, você pode ter esse planejamento completo”, afirma.

Gêmeos digitais

Outra ferramenta que permite ao varejista simular diferentes cenários, antecipar problemas e otimizar os processos e resultados são os gêmeos digitais.

“No caso do varejo, na cadeia de suprimentos existem muitas variáveis em jogo. Você pode usar o gêmeo digital para fazer simulações: o que acontece se o caminhão demorar, o que acontece se o preço do fornecedor para um material subir 1%, o que acontece se o comportamento do consumidor mudar etc”, explica.

O SAS tem uma parceria com a Cosmo Tech, especializada em simulação de gêmeos digitais e tecnologia de otimização, para complementar a visão de planejamento de demanda e melhorar o processo da cadeia de suprimento, de gestão da categoria e da experiência do consumidor. “Esse tipo de simulação permite ser mais eficiente, baseado em eventos disruptivo que pode ter acontecido e que, antes da pandemia, era menos provável.”

Como exemplo, Figueroa cita a decisão de fazer a promoção de algum produto. Se houver algum problema de logística com os caminhões ou de entrega do fornecedor, haverá impacto no resultado porque a mercadoria que tinha que girar na loja, não chegou e o consumidor não receberá uma experiência completa.

“As novas tecnologias aparecem para que o varejo possa conhecer da melhor forma o ciclo analítico, com as especificações de diferentes comportamentos. É uma combinação entre a ciência e o conhecimento de negócio.”

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

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