Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Walmart e Amazon são maiores varejistas do mundo; chinesas se aproximam

Ranking conta com empresas como Alibaba e JD.com

Redação de Redação
25 de março de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

A americana Walmart é a maior empresa de varejo do mundo, seguida por outra companhia também nascida nos Estados Unidos, a Amazon. Além delas, o ranking das 10 maiores varejistas do Planeta conta, ainda, com empresas como as chinesas Alibaba e JD.com.

A lista, elaborada anualmente pela Kantar, mostra os destaques do ano passado. A análise aponta que, apesar do desafio extra da pandemia de Covid-19, para muitas empresas 2020 foi o melhor ano da história. Isso porque os consumidores passaram a ter uma série de novas necessidades resultantes do home office e das medidas de isolamento social. Mas para outros varejistas, principalmente aqueles de shopping centers e áreas urbanas, foi um período de grandes perdas.

A metodologia usa um sistema em que os pontos são dados aos varejistas com base nas receitas internacionais, participação em franquias e alianças fora de suas regiões e capacidade de operar por meio de mercados online ou de abordagem omnicanal. Para se qualificar para as classificações, os varejistas precisam ter um investimento direto em no mínimo três países – sendo que pelo menos um deles não pode ser adjacente ao seu mercado doméstico.

Confira, abaixo, as 10 empresas que lideram o ranking da Kantar (a lista completa contém 50 companhias e pode ser acessada neste link).

  1. Walmart
    O Walmart continuou a mudar seu modelo de negócios para se alinhar a uma abordagem omnicanal mais ampla, à medida que se expandiu para plataformas de mercado e serviços. o Walmart ainda lidera o ranking de varejistas internacionais, embora tenha desinvestido de vários mercados recentemente: primeiro no Brasil, depois no Reino Unido e, mais recentemente, na Argentina e no Japão.
  2. Amazon
    A Amazon continua a entrar em uma série de novos negócios. O grupo de varejo está apresentando forte crescimento em seus mercados principais dos Estados Unidos, Canadá e Europa, à medida que se expande para outros países. Isso é resultado da poderosa capitalização e do fluxo de caixa da varejista, que lhe dá flexibilidade para entrar em novos mercados e expandir sua logística e atendimento.
  3. Grupo Schwarz
    Os formatos de mercearia do Grupo Schwarz dominam o varejo na Europa. Sua bandeira de desconto Lidl tem sido seu principal veículo de crescimento fora da União Europeia, como nos Estados Unidos, mas é nas operações online que tem ocorrido a maior parte do crescimento.
  4. Aldi
    É uma das varejistas que crescem mais rapidamente nos Estados Unidos e há muito tempo a mais forte da Europa Central. A Aldi continua a buscar novos mercados para se expandir, incluindo a China. A empresa continua a integrar suas operações de sourcing global, logística internacional e comércio eletrônico. Nos últimos anos, ela também remodelou lojas para atingir um maior grau de engajamento do consumidor.
  5. Alibaba
    A chinesa Alibaba começou como um mercado business-to-business que fornecia a um grande número de fabricantes chineses acesso a compradores globais. Expandiu-se para todos os tipos de negócios, incluindo varejo. O Alibaba está entrando agressivamente em novos mercados, cortejando fabricantes regionais e estendendo seus serviços financeiros. As maiores mudanças dizem respeito aos varejistas físicos Hema e Freshippo, que rapidamente se expandiram para novos mercados com lojas maiores. A compra das operações da Auchan RT-Mart na China a tornou efetivamente a maior varejista física do mercado.
  6. Costco
    A Costco continua a se mover discretamente em mercados grandes e pequenos. Recentemente, ela se tornou a segunda maior varejista do Canadá e se expandiu para a Austrália e a Europa. Tendo finalmente se adaptado ao comércio eletrônico, tem crescido rapidamente nos mercados em que já atua.
  7. Ahold Delhaize
    Como uma empresa unificada nos Estados Unidos, a Ahold da Holanda e a Delhaize da Bélgica puderam remodelar suas lojas e começar a crescer novamente. Ao oferecer aos compradores uma boa experiência na loja, a Ahold Delhaize continua a alavancar os melhores recursos de mercearia online nos Estados Unidos e em seus mercados europeus. A plataforma de mercado Bol.com, com sede na Holanda, continua a crescer nas vendas de produtos não alimentícios em toda a Europa.
  8. Carrefour
    O Carrefour está crescendo mais uma vez com franquias no Oriente Médio e na África. O formato “atacado” da América Latina continua a ser o maior motor de crescimento da varejista, à medida que lojas expressas menores se expandem em todos os seus mercados.
  9. Ikea
    Filmes feitos em todo o mundo mostram claramente o domínio da Ikea quando se fala em mobiliar residências. Os móveis DIY (“do it yourself”, ou “faça você mesmo”) práticos e acessíveis da varejista sueca, vendidos em grandes lojas azuis e amarelas, continuam a ser um sucesso. E ela agora está começando a se expandir para cidades latino-americanas, além de ter relançado sua loja online para alcançar novos mercados.
  10. JD.com
    A JD.com, que cresce e se diversifica rapidamente, continua a surpreender até mesmo o esgotado mercado chinês. Com competência operacional e atendimento ao cliente eficiente, faz parceria com uma variedade de varejistas internacionais, especialmente o proprietário minoritário Walmart. Mas a empresa também se associou a empresas regionais menores.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Como eu faço para ter uma equipe mais motivada?

Próxima Postagem

Com compra do Big, Carrefour avança no atacarejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Carrefour lança novo e-commerce com busca personalizada e gestão integrada

Com compra do Big, Carrefour avança no atacarejo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.